|
A epidemiologista Gulnar Azevedo e Silva, diretora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro comenta os índices de sobrevida em câncer no Brasil.
O vertebrado com maior número de cromossomos sexuais já encontrado é brasileiro: a rã amazônica conhecida como jia-da-floresta. O biólogo Thiago Gazoni fala sobre os cromossomos dessa rã em suas pesquisas de mestrado e de doutorado no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, campus de Rio Claro.
O shoyu é um condimento fundamental da culinária asiática, e no mundo todo seu principal componente é a soja. Menos no Brasil. Aqui, muitas empresas substituem parte da soja por milho. A bióloga Maristela Morais, uma das coordenadoras do grupo responsável por esse estudo, explica como foi possível chegar a essa conclusão.
Para falar sobre os fatores que estimulam ou desencorajam o reúso de dados de pesquisa, nós conversamos com a cientista de dados Renata Curty, professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, que estuda o assunto desde o doutorado na Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos.
Sobrevida em câncer, rã amazônica, shoyu e reúso de dados
Programação musical:
Mistério do Planeta – Os Novos Baianos
Saúde – Rita Lee
A rã – Caetano Veloso
Milho Verde – Gal Costa
Família – Titãs
Queremos Saber – Cássia Eller
Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)
Assine Pesquisa Brasil como podcast!
Baixar o MP3
Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp |