|
Description:
|
|
O estudo Endometriosis in patients with irritable bowel syndrome: Specific symptomatic and demographic profile, and response to the low FODMAP diet (Endometriose em pacientes com síndrome do intestino irritável: Perfil sintomático e demográfico específico, e resposta à dieta de baixo FODMAP) analisa a relação entre endometriose e síndrome do intestino irritável (SII), destacando como esses dois distúrbios podem coexistir em alguns pacientes e como a dieta de baixo FODMAP pode influenciar os sintomas. A pesquisa foca nos seguintes pontos principais: Perfil sintomático e demográfico: O estudo observou que, entre as 160 mulheres que atendiam aos critérios de Roma para SII, 36% apresentavam endometriose concomitante. Além disso, a presença de sintomas como dispareunia (dor durante a relação sexual) (P > 0.0001), dor referida (P = 0.005), sintomas intestinais exacerbados pela menstruação (P = 0.0004) e histórico familiar de endometriose (P = 0.0003) foram associados à endometriose concomitante.
Relação entre endometriose e SII: A pesquisa sugere que mulheres com endometriose podem ser mais suscetíveis a desenvolver SII ou ter seus sintomas exacerbados devido à inflamação pélvica ou a alterações hormonais. Muitas mulheres com endometriose experimentam sintomas gastrointestinais, o que pode dificultar o diagnóstico correto, já que os sintomas da SII podem se sobrepor aos da endometriose.
Resposta à dieta de baixo FODMAP: A dieta de baixo FODMAP é frequentemente usada para tratar os sintomas da SII, e o estudo investiga como ela pode beneficiar pacientes com ambas as condições (endometriose e SII). No estudo, 72% das mulheres com endometriose relataram uma melhora superior a 50% nos sintomas intestinais após quatro semanas de dieta de baixo FODMAP, em comparação com 49% das mulheres que não tinham endometriose conhecida (P = 0.001, odds ratio 3.11, IC 95%, 1.5–6.2). Embora a dieta de baixo FODMAP tenha mostrado eficácia na redução dos sintomas gastrointestinais, os efeitos sobre os sintomas específicos da endometriose, como dor pélvica, ainda precisam de mais investigação.
Em resumo, o estudo sugere que mulheres com endometriose e SII podem ter um perfil sintomático e demográfico único. A dieta de baixo FODMAP pode ser eficaz para aliviar os sintomas gastrointestinais associados à SII, com uma melhora significativa observada nas mulheres com endometriose. Contudo, os efeitos sobre os sintomas da endometriose em si exigem mais estudos para uma compreensão completa.
Consultas de Nutrição
Consultoria nutricional com Andreia Torres, nutricionista com mestrado, doutorado e mais de 20 anos de experiência profissional. https://andreiatorres.com/consultoria |