|
Description:
|
|
Os exames metabolômicos apresentados abaixo analisam marcadores relacionados a vitaminas do complexo B. Não medem diretamente as vitaminas no sangue, mas sim os produtos intermediários do metabolismo que indicam como essas vitaminas estão funcionando no corpo. Se um metabólito se acumula, isso sugere que a enzima responsável por metabolizá-lo está inativa ou comprometida, geralmente devido à falta de seu cofator vitamínico correspondente. B-Complex (B1, B2, B3, B5, Ácido Lipóico)Branched Chain Alpha-Keto Organic Acids:
Ácidos ceto são associados ao metabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada, que requerem várias vitaminas do complexo B. Dentro da normalidade (< 28.3 nmol/mg de creatinina).
α-Ketoglutaric Acid (Ácido α-Cetoglutárico): 19.2 nmol/mg de creatinina Pyruvic Acid (Ácido Pirúvico): 52.5 nmol/mg de creatinina (Elevado) Relacionado à glicólise e ao metabolismo energético. Está acima do valor de referência (< 47.2 nmol/mg de creatinina). Sugere que há dificuldade na conversão do piruvato em Acetil-CoA, um processo que exige vitaminas B1, B2, B3 e B5. Ou seja, a elevação pode indicar um possível déficit nas vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5) ou disfunção na via do metabolismo energético.
Vitamina B12
Folate (Ácido Fólico)Vitamina B6Biotina
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE
Consultas de Nutrição
Consultoria nutricional com Andreia Torres, nutricionista com mestrado, doutorado e mais de 20 anos de experiência profissional. https://andreiatorres.com/consultoria |