|
Description:
|
|
Treinar e conseguir bons resultados são desejos de atletas amadores e profissionais. Quando há fadiga precoce, a performance cai. A fadiga pode ser de dois tipos: muscular (relacionada diretamente aos músculos) ou central (relacionada à capacidade do sistema nervoso em se comunicar com os músculos).
Principais causas da fadiga durante o exercícioA fadiga durante o exercício pode ocorrer devido a várias causas, e a resolução ou mitigação de cada uma delas envolve estratégias específicas. Vamos analisar cada uma das principais causas: 1) Acidose MuscularCausa: O acúmulo de íons de hidrogênio (H⁺) nos músculos devido ao aumento da produção de ácido láctico, especialmente durante exercícios intensos, reduz o pH muscular e interfere na contração muscular. Soluções: Treinamento específico: Exercícios intervalados de alta intensidade ajudam a melhorar a capacidade do corpo de tamponar o ácido, reduzindo a acidose muscular ao longo do tempo. Suplementos: O bicarbonato de sódio é conhecido por ajudar a tamponar o excesso de acidez. Outros suplementos, como beta-alanina, também podem aumentar a capacidade de tamponamento do músculo.
2) Distúrbios Gastrointestinais3) HiponatremiaCausa: Queda do nível de sódio no sangue, geralmente causada por reposição hídrica excessiva sem reposição de eletrólitos. Isso pode causar sintomas de fadiga, confusão e até risco de vida em casos extremos. Soluções: Equilíbrio na hidratação: Não beber água em excesso e preferir bebidas com eletrólitos durante o exercício, especialmente em eventos de longa duração. Suplementação de sódio: Para provas longas ou muito quentes, o uso de cápsulas de sódio pode ajudar a manter o equilíbrio eletrolítico.
4) HipohidrataçãoCausa: Desidratação por perda de líquidos e eletrólitos através do suor, especialmente em exercícios de longa duração e/ou ambientes quentes, reduz o volume de sangue e a capacidade de resfriamento do corpo. Soluções: Plano de hidratação: Beber água regularmente antes, durante e após o exercício. Utilizar bebidas esportivas para treinos de mais de uma hora. Adaptar-se ao calor: Treinamentos em ambientes quentes ajudam o corpo a melhorar a eficiência na perda de calor e na retenção de eletrólitos.
5) Dano Muscular6) Atividade Subótima do Sistema Nervoso Central (Cansaço Mental)7) Depleção de Glicogênio8) Depleção de Fosfocreatina
Consultas de Nutrição
Consultoria nutricional com Andreia Torres, nutricionista com mestrado, doutorado e mais de 20 anos de experiência profissional. https://andreiatorres.com/consultoria |