Murilo Ferraz, Marcos Carvalho Lopes e Adilbênia Machado recebem Sandra Haydée Petit, doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, professora na Universidade Federal do Ceará e coordenadora do NACE- Núcleo das Africanidades Cearenses, para falar sobre Pretagogia.
Contamos neste episódio com o texto “Como escrever sobre a África”, de Binyavanga Wainaina, interpretado pela atriz Maria Elisa.
Este é o último episódio de 2016. Feliz ano novo a todos os ouvintes e leitores.
Teremos um recesso no programa e voltaremos no mês de fevereiro.
Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia.
Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.
Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.
Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: contato@filosofiapop.com.br
Site: http://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS
Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!
Sobre a Sandra Petit

Sandra Haydée Petit tem origem caribenha, é mãe de Kanyin (quem traz a benção). Seus estudos universitários foram na Universidade Paris VIII de onde possui graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas bem como Mestrado e Doutorado (1995) em Ciências da Educação. Há 15 anos é professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Popular e nas relações étnico-raciais (negros e índios), hoje dedicada essencialmente aos temas: sociopoética, cosmovisão africana educação afrodescendente, pretagogia. É coordenadora do NACE- Núcleo das Africanidades Cearenses, que congrega professores/as, alunos/as, pesquisadores/as e membros do movimento negro que intervêm na área das africanidades, notadamente no apoio à implementação da lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura e história africana e afrodescendente nas escolas públicas e particulares. Membro do GT Regional Nordeste 1 de Inovação Pedagógica do MEC. Pretende realizar pós-doutorado sobre a dança afro enquanto filosofia e fonte de conhecimento. E ainda: gosta de dançar, correr (treinar), cozinhar, viajar, contemplar a lua e o sol, tomar banho de água doce (Oxum), conversar com Iemanjá, andar no mato e namorar.
Currículo Lattes da Sandra Petit
Comentados no episódio
1h24m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos
Indicações da Sandra Petit:
[Música] Clara Nunes – Coisa da Antiga [Documentário] Sotigui Kouyaté: um griot no Brasil
Indicações da Adilbênia
[Livro] Xirê, a brincadeira lírica [Livro] Sérgio São Bernardo – Xangô e Thémis [Livro] Reginaldo Ferreira Domingos – Pedagogia da Transmissão na Religiosidade Tradicional de Base Africana [Livro ] Henrique Cunha Jr., Rinaldo Pevidor Pereira – Mancala o Jogo Africano No Ensino da Matemática
Indicações do Marcos:
[Livro] Sandra Haydée Petit – Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral Africana na formação de professoras e professores [Disco] Serena Assumpção – Ascensão [Documentário] A arma é a música – Fela Kuti [Podcast] Vozes da Unilab |