Search

Home > Estadão Notícias > ‘PEC Kamikaze’ pode afundar recuperação econômica?
Podcast: Estadão Notícias
Episode:

‘PEC Kamikaze’ pode afundar recuperação econômica?

Category: News & Politics
Duration: 00:20:46
Publish Date: 2022-07-04 03:00:00
Description:

Após passar por momentos turbulentos, a economia brasileira dá seus primeiros sinais de melhora e o indicador mais claro disso é o recuo do desemprego. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, o índice de pessoas não ocupadas passou de 10,5% para 9,8% no final de maio. Atualmente, o país tem 10,6 milhões de desempregados.

No entanto, mesmo com a melhora, a economia brasileira ainda tem perspectiva de baixo crescimento por conta da inflação e taxas de juros em alta. O Banco Central admitiu na última semana que descumprirá a meta de inflação pelo segundo ano consecutivo em 2022. De acordo com relatório da instituição, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) deve ficar em 8,8%, baixar para 4% em 2023 e fechar em 2,7% em 2024. Já a taxa básica de juros (Selic) foi elevada para 13,25% ao ano.

Outro fator que preocupa especialistas é a aprovação da “PEC Kamikaze”, aprovada às vésperas das eleições presidenciais e com aval também da oposição, que prevê injeção de R$ 41 bilhões em benefícios sociais. De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a emenda é um risco para as contas públicas e o mercado já reagiu à mesma, com a cotação do dólar batendo R$ 5,33 nesta sexta-feira (1), o maior valor desde 4 de fevereiro. 

Como podemos analisar a retomada da economia brasileira? O crescimento será atrapalhado pela inflação, juros e a nova PEC? E como está o cenário macroeconômico de forma geral? O ‘Estadão Notícias’ desta segunda-feira, 04, conversa com o economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola. 

O ‘Estadão Notícias’ está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Emanuel Bomfim

Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg, Gabriela Forte e Fabio Tarnapolsky

Montagem: Moacir Biasi

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Total Play: 0

Users also like

300+ Episodes
Economia 300+     80+
100+ Episodes
O Esplendor .. 100+     10+
200+ Episodes
Conexão Est .. 300+     30+
50+ Episodes
Pecuária In .. 90+     9
60+ Episodes
Caderninho d .. 2K+     200+

Some more Podcasts by S/A O Estado de S.Paulo

600+ Episodes
Editorial Es .. 300+     50+
200+ Episodes
Conexão Est .. 300+     30+
100+ Episodes
Estadão na .. 70+     10+
50+ Episodes
Mentalistas .. 200+     20+
200+ Episodes
Estadão Cor .. 40+     10+
200+ Episodes
Estadão Pal .. 30+     7
200+ Episodes
Estadão 8     3
100+ Episodes
Estadão San .. 9     3