|
Description:
|
|
CBN Brasília(DF) entrevista o promotor de justiça do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais e criador do portal "Educação Financeira para Todos", Lélio Braga Calhau, sobre os cuidados que o consumidor deve ter na Black Friday.
Lélio orienta os consumidores a agirem com cautela frente às promoções e liquidações no Brasil, haja vista que muitas vezes não há tantos descontos.
10 DICAS PARA NÃO SE DAR MAL NA “BLACK FRIDAY”
Desconfie SEMPRE das palavras “promoção” e “liquidação” – Há gente fazendo liquidação 365 dias por ano e tem consumidor que ainda cai nesse tipo de manobra.
Fique atento com a “maquiagem de preços” – Tudo pela metade do dobro
Desconfie de preços muito tentadores e, em especial, em sites desconhecidos – Quando a esmola é demais, o santo desconfia (ditador popular).
Não compre somente com a emoção (compra por impulso), o “janeiro vermelho”, com IPTU, IPVA, materiais escolares etc, está quase na sua porta. Verifique a sua disponibilidade financeira antes de partir para a compra. Não use o cartão de crédito como linha de crédito.
Fazer lista com antecedência (sempre ajuda a controlar o orçamento no shopping, supermercados etc)
Verificar antivírus do computador e tomar cuidado para não entrar em sites suspeitos.
Consulte lista de sites não confiáveis no PROCON e confira se a empresa não tem ações por dar golpes em consumidores no site do Tribunal de Justiça do estado em que ela está sediada (ou no seu).
Analise (quantidade e qualidade) indicativos e tipo de reclamações que existem nos sites “Consumidor.gov.br” e “Reclame Aqui”.
Use comparadores de preços como o Zoom, Baixou agora, Buscapé etc.
Cuidado com sites desconhecidos e links criminosos que te levam para golpes financeiros. |