|
Description:
|
|
(Rádio Nacional do Amazonas) Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã. Fim de ano já chegou, tem dinheiro entrando no bolso,13º salário, tícket extra. Daí a pessoa pensa logo. Oba, vou comprar mais presente. Será que este é o caminho?
Pois então. Hora de praticar o controle financeiro em casa, na família, com os filhos, tudo dependendo do atual estado de necessidade, lógico. Porque, com o dinheiro extra de fim de ano, tem duas coisas imediatas. Primeiro, a dívida atrasada. Selecione alguma, se não conseguir todas, e use o seu 13º salário para liquidar prestações atrasadas. O presente pode esperar.
E a outra coisa? Pois bem, a pessoa aí sabe que começo de ano tem uma porção de coisas para pagar. Impostos, que nem o IPVA e o IPTU, o material escolar, mais a matrícula, se for o caso, dos filhos. Por isso, o conselho do educador financeiro Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça do Consumidor, em Minas Gerais:
Sonora: ” A pessoa tem que entender o seguinte: deve manter o controle das suas contas e se prevenir com a sua reserva financeira.”
Tudo bem que as pesquisas apontam que os gastos com presente, neste Natal, caíram. Mas o número das pessoas que vão dar pelo menos um presente, de preferência para os filhos e, se possível, uma peça de roupa continua o mesmo.
Sonora: “Tem que se olhar as taxas, tarifas, juros, se aquela compra vai ser boa ou não. E não cair só em papo de vendedor.”
Mas, professor Lélio Braga Calhau, não seria melhor, então, nos outros meses do ano, a pessoa ir se prevenindo, ajeitando as despesas de acordo com o dinheiro recebido, enfim, até guardar alguma coisa todo mês? |