|

No dia 23 de maio de 2021 a arquitetura brasileira ficou menos brilhante. Nascido capixaba, mas paulistano de coração, sua trajetória mostra que, desde jovem, seria um notório arquiteto. Ganha, aos 29 anos, seu primeiro prêmio pelo projeto de um ginásio, e junto com Vilanova Artigas conduz uma vertente arquitetônica que vai influenciar gerações inteiras de arquitetos. Suas obras, segundo o crítico Francesco Dal Co, combinam a “segura racionalidade”, a “essencialidade das soluções construtivas” e o “desprezo pelo supérfluo”. Seus projetos enaltecem o caráter público, a preocupação com o patrimônio, com a geografia e com a técnica. Filho de um engenheiro de portos e possuidor de um lirismo nas palavras, é o segundo arquiteto brasileiro a ganhar o Prêmio Pritzker, em 2006. Fazemos esse episódio não só para homenagear PMR, mas para perpetuar sua obra e seu legado. Uma forma de agradecimento pelos seus ensinamentos. Participam:
Renato Anelli, arquiteto, doutor em história da arquitetura e professor da USP de São Carlos, e conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.
André Correa do Lago, embaixador do Brasil na Índia, autor de livros sobre arquitetura e desenvolvimento sustentável e hoje é o primeiro brasileiro no corpo do júri do Prêmio Pritzker.
Até a próxima!
Dicas e comentados no episódio:
Apoio:

UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

Acesse o site do evento aqui
Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!
Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!
Siga nosso canal no YouTube

Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com
Assine o feed: iTunes | Android | Feed
|