|
Description:
|
|
Migrantes, refugiados e direitos humanos. Nesse episódio conversamos sobre temas muito importantes e densos. Para a conversa contamos com a Eva Spiekermann, que é meio alemã, meio Portuguesa, tem um background extremamente internacional e experiência de trabalho com refugiados na Europa.
A Eva tabalhava no Flüchtlingsrat NRW, uma ONG que luta pelos direitos dos refugiados no estado de Nordrhein Westfalen, Renânia do Norte-Vestfália — o estado federal que recebe mais refugiados na Alemanha.
Desde 2012 ela se preocupa — e se ocupa — com as políticas migratórias europeias e especialmente com a situação no Mar Mediterrâneo e trabalha principalmente no âmbito da campanha “Close the Camps”. É ativa em organizações como Migreurop e AG NRW gegen Abschiebung.
Além de ter trabalhado em uma organização em prol de direitos humanos em Bruxelas e em Paris no jornal Le Monde diplomatique, que discute temas de justiça social.
Antes de tudo isso, ela estudou em Düsseldorf, Copenhagen e Leipzig, e passou períodos no Brasil (estágio, etc) e na Espanha (Erasmus).
Para nos trazer ainda mais perto da realidade, trouxemos alguns depoimentos e relatos sobre atividades interessantes.
A Kinda e o Tarek eu conheço aqui da Alemanha, ela veio como refugiada e ele veio como estudante. São duas formas bem diferentes de fazer o percurso entre Síria e Alemanha, mas ambos falam sobre como foram esses primeiros anos na Alemanha.
A Nalan Al Sarraj, de Gaza, dividiu um depoimento por twitter, sobre o que sentiu em uma simples tarde de cinema, com sua irmã, mesmo já estando segura e morando em Cairo há 3 anos. Obviamente, ela autorizou o uso de seu tweet e inclusive se ofereceu a dividir mais da sua experiência.
Dois depoimentos me foram passados pela Maryam Arbabzadeh, uma amiga que é bastante ativa com o movimento em prol dos refugiados em Michigan e que montou uma exposição fotográfica com imagens e depoimentos de famílias sírias de cidades como Homs e Idlib refugiadas em Michigan.
Foi citado também o “Refugee Strike”, um coletivo formado por refugiados em Bochum, na Alemanha.
Com as leituras dos textos, participaram:
- A kell do Faz Bem que vc pode ouvir no mundopodcast está participando da campanha “opodcastédelas” e interpretou Kinda;
- O Tiago de Lima Castro, do TianixPodcast;
- E a Débora Prado, do Elas Chutando a Escada compartilharam depoimentos de famílias síras refugiadas em Michigan (Débora que também já esteve aqui, com um lindo depoimento sobre Parto Humanizado, presente no último episódio);
- Karin Voll, do X-Poilers (que já esteve aqui, no nosso ep Especial sobre o dia do Podcast), interpretou o depoimento da Nalan;
- O depoimento do Tarek e as informações sobre o movimento Refugee Strike, foram compartilhados pela galera da Hot Sat, de Teresina: Raynara de Castro, Marcelo Lira, Carleandro da Silva, Alek Martins e um agradecimento especial ao Icaro Uther, que organizou tudo por lá, é o responsável pela arte do Apenã e também já conversou com a gente no ep 13 sobre a produção artística e todos seus benefícios — e se você quiser conhecer mais sobre a cena artística do Piauí, cola nele!
Alguns links:
- Solidarity City: https://solidarity-city.eu/de/city/koeln/
- Refugee Strike: http://www.bo-alternativ.de/aktuell/wp-content/uploads/2016/06/refugeestrike.pdf
____
Onde você nos encontra:
Medium: medium.com/apen%C3%A3
Facebook: www.facebook.com/ApenanPod
Twitter: @ApenanPod
iTunes: apple.co/2s8vESn
Feed: feeds.feedburner.com/Apenanpod |