Search

Home > AV Tubarão > Único – Somente a Fé
Podcast: AV Tubarão
Episode:

Único – Somente a Fé

Category: Religion & Spirituality
Duration: 01:03:14
Publish Date: 2017-06-19 07:31:25
Description:

Palavra pregada pelo Pastor Marcelo no dia 18/06/2017.

Lutero foi um homem que, em sua busca por Deus, chegou a um ponto onde precisou falar um “basta”, ao encontrar a graça de Deus, a salvação pela fé. Ele fixou suas 95 teses nas portas da Catedral de Wittenberg para debater os pontos de conflito com a religião romana. Esse é considerado o marco da Reforma Protestante. Do mesmo modo, existem épocas em que precisamos dar um “basta” em determinadas coisas em nossa vida – coisas que desagradam a Deus, e viver uma reforma pessoal. São momentos onde compreendemos a necessidade de mudanças segundo a Palavra de Deus.

“A maior tragédia para uma pessoa não é a morte, mas uma vida sem propósitos”, afirma o Pr. Rick Warren. Sem fé não podemos agradar a Deus; e a fé nos conduz a uma vida centrada no Evangelho. Em outras palavras, precisamos colocar “nossa vida nos eixos” – ou seja, pela fé viver em Cristo, tendo como centro o Evangelho.

ENTRANDO NO “EIXO”: a vida do cristão precisa orbitar ao redor do Evangelho – as Boas Novas de Deus precisam ser o centro de nossas vidas. Quando nossa vida está centrada no Evangelho, pela fé, a vida de Deus naturalmente flui. No entanto, quando estamos vivendo “fora do eixo”, corremos o risco de viver desgovernadamente, e cair em dois extremos perigosos:

1. A EXTREMIDADE DO LEGALISMO: é o ensino de que precisamos de obras para sermos salvos, ou que podemos ser salvos pelo nosso modo de viver. O legalismo nos prende, e com isso ficamos alheios à vida que Deus quer nos dar. Viver na extremidade do legalismo é quando resumimos a fé a um conjunto de regras “pode – não pode”, e o alvo da glorificação é o homem, e não Deus. O legalismo aponta toda hora para o que o homem faz ou deixa de fazer. Ao contrário disso, o Evangelho aponta para o que Deus fez pelo homem. Fomos feitos para a liberdade em Cristo, para romper com as amarras e sermos transformados à imagem de Jesus. O legalismo aponta apenas para o que é externo, e leva a uma vida vazia de Deus. Na igreja da religião, os santos estão pendurados nas paredes ou sentados confortavelmente em suas poltronas. Mas na igreja do Evangelho, os santos estão em movimento – voando para seu destino profético.

2. A EXTREMIDADE DO RELATIVISMO: o relativismo ensina que não há verdade absoluta. Ele afirma que não importa como vivemos, pois Deus, se é que Ele existe, ama a todos da mesma forma. O relativismo é o oposto do legalismo; ele exalta o orgulho humano, ao colocar o homem como juiz do que é certo e errado; e cada um tem a sua opinião sobre o que é verdade (por isso a verdade aqui não é absoluta).

3. A CENTRALIDADE DO EVANGELHO: Rm 1.17 diz que a justiça de Deus se revela no Evangelho, pela fé. O Evangelho é a Boa Notícia do que Cristo fez em nosso favor. Pela fé qualquer pessoa pode se aproximar de Cristo e ser salvo. A fé é para todos, somos uma igreja que recebe a todos. A Igreja é a família de Deus, um lugar para todos, onde ninguém deve se sentir inadequado. (Ap 7.9-10).

Se nossa vida não está “nos eixos” do Evangelho, vivemos de forma desgovernada – sem propósito, ferindo as pessoas que amamos e longe de Deus. Na viagem da vida, tudo o que se desprende do eixo perde o propósito, gera riscos. Ter o Evangelho, pela fé, como centro, é viver uma vida governada por Deus. É orar “seja feita Tua vontade”, e viver em Cristo para a glória de Deus.

Total Play: 0

Users also like

400+ Episodes
Exerça sua .. 900+     90+
700+ Episodes
JB Carvalho 7K+     300+
700+ Episodes
Celebraçõe .. 60+     5
1K+ Episodes
Orvalho.com 3K+     200+
10+ Episodes
Pregações .. 40+     2