|
Palavra Pregada Pelo Pastor Marcelo Cruz no dia 16/07/2017.
INTRODUÇÃO: o tema desta mensagem traz resposta à mais profunda e inquietante pergunta que o homem faz: “qual o propósito da minha vida?”. As Escrituras nos mostram que o homem não é o foco, mas Deus. O propósito da vida não são nossas realizações pessoais, paz de espírito ou felicidade. Para encontrar a resposta, geralmente as pessoas optam por dois caminhos:
1ª OPÇÃO – especulação: a preferida pela maiorias das pessoas. Elas especulam, teorizam, buscam nas filosofias humanas e muitas das vezes não chegam a lugar algum. Quando se busca o propósito da vida, existem três coisas que nunca devemos esquecer:
a) nunca se comparar com os outros: a comparação gera dois sentimentos danosos – se nos achamos melhores, isso causa orgulho (e Deus resiste aos soberbos) ou baixa auto estima (quando nos sentimos inferiores).
b) nunca pare de aprender: paramos de aprender quando paramos de ensinar.
c) nunca se dê por vencido: um plano divino poderá ser abreviado na sua vida. Nunca é cedo ou tarde para renunciar algo, para recomeçar em Deus.
2ª OPÇÃO – revelação: nada melhor, para saber o propósito de algo, que perguntar ao inventor. Deus não deixou o homem às cegas na busca do propósito da vida, mas nos Deus as Escrituras. Hoje em dias, muitos têm sua vida dirigida pela culpa (passam a vida fugindo do remorso ou ocultando a vergonha), ressentimento e raiva (pessoas que se apegam às mágoas e jamais conseguem superar), medo (comportamentos imitadores que são fruto de experiências traumáticas), necessidade de aprovação dos outros (pessoas que permitem que as expectativas dos outros determinem sua identidade) ou materialismo (pessoas que buscam segurança nas posses, em ter sempre mais). No entanto, fomos criados para viver segundo o propósito de Deus.
ENTÃO, O QUE SIGNIFICA “SOMENTE A DEUS A GLÓRIA”?
Significa basicamente três coisas:
1. Deus deve ser o centro de nossa existência: tudo deve girar em torno dEle, e a partir dEle a vida flui. O Evangelho é a Boa Nova de Deus, que torna nova todas as coisas, promovendo um futuro de paz e esperança. Quando o Reino é estabelecido, o homem é transformado.
2. Deus deve ser glorificado em tudo o que fazemos: uma pergunta que deve ser feita, diante de qualquer circunstância é “No meu lugar, o que faria Jesus? Isso glorificaria a Deus?”. Essa pergunta nos ajuda a viver para a glória de Deus, sendo filhos que trazem consigo a imagem de Cristo, por meio do Espírito Santo. Nossa vida deve ser vivida de modo que as pessoas ao nosso redor vejam Cristo em nossas palavras e ações.
3. Anunciar a glória do Senhor é a missão da igreja: ou seja, tornar o nome do Senhor conhecido em todo lugar. Esta é a Grande Comissão: fazer discípulos, ensinando e aprendendo enquanto se ensina, e deste modo, o conhecimento de Deus encherá toda a terra. Todos nós somos chamados a fazer parte desta missão gloriosa.
Isso é viver para a Glória de Deus.
|