|
Palavra pregada Pelo Pastor Marcelo no dia 01/10/2017.
Por que vivemos em um planeta destruído e doente, a dor faz parte da vida. Ninguém vive uma vida sem dor. A dor é inevitável, universal e presente em nossas vidas durante o nosso tempo na Terra. Atenção! “SEGUIR JESUS NÃO ACABA COM A DOR, ELE A TRANSFORMA!” (Rick Warren). Por que um dos nomes do Espírito Santo é CONSOLADOR? Jesus dá sentido e propósito à nossa dor. Independentemente da razão ou causa da nossa dor, Deus pode usá-la para nosso próprio benefício, para Seus propósitos e para ajudar outros. DEUS NUNCA DESPERDIÇA UMA DOR. Ele toma nossas mágoas, problemas e hábitos e os tece em Seu plano para nossas vidas.
Quando começamos a experimentar a cura e a paz de Deus, Deus quer que compartilhemos nossas experiências com os outros. A principal indicação de que estamos curados e nos recuperando é quando começamos a usar nossas experiências dolorosas para ajudar outras pessoas. A decisão que tomamos para começar a ajudar os outros é a Escolha de Compartilhar: “Eu escolho render-me a Deus para ser usado para levar as Boas Novas aos outros, tanto pelo meu exemplo como pelas minhas palavras.”
COMO COMPARTILHAR DE MODO EFICAZ AS BOAS NOVAS DO EVANGELHO?
1. OUÇA AS FALAS DO CÉU, EM MEIO A DOR NA TERRA – Romanos 8:28. Deus usa a dor para muitos Propósitos. Ele usa a dor para:
• AVALIAR – Para nos mostrar como somos por dentro;
• CORRIGIR – Ensinar-nos o caminho certo;
• APERFEIÇOAR – Fazer-nos da maneira que Ele quer que sejamos;
• DIRECIONAR– Mostrar-nos uma direção diferente;
• APROXIMAR – Deus nos trás para mais perto Dele em meio a dor.
Deus fala em todo tempo. Vamos parar para ouvir. Cuidado para não ficar ouvindo vozes do coração e das pessoas, e deixar de ouvir a FALA que pode mudar toda situação. Sabe qual a diferença de murmuração e oração? Murmuração é falar para quem não pode resolver; oração é falar para quem tudo pode resolver.
ENTÃO, PARA AJUDAR OUTROS, DEVO SER HONESTO SOBRE…
– MEUS SENTIMENTOS: 2 Coríntios 6:11: ser honesto sobre nossos sentimentos é sinal de maturidade e abre as portas da cura na alma.
MEUS TRAUMAS: Gálatas 6:5: Nos diz o que devemos fazer com nossas culpas. Isso não é admitir o fracasso, mas reconhecer onde há fraquezas e trabalhar para superá-las.
MINHAS FALHAS: 1 Timóteo 1:15: Que confissão Paulo faz? Esta confissão é fundamental para reconhecermos nossa dependência de Deus em tudo, e como precisamos de Seu Perdão.
MINHAS FRUSTRAÇÕES: Romanos 7:18-19: nos faz lembrar que a vida machuca, que teremos dias bons e maus.
MEUS MEDOS: 2 Coríntios 12:20: os medos são limitadores da nossa vida.
“Deus nos sussurra em nosso prazer, mas ele grita em nossa dor.” (Rick Warren).
2. APRENDA E CRESÇA NO PROCESSO DA CURA
EU APRENDI A DEPENDER DE DEUS: 2 Coríntios 1:8-10: isso mudou Paulo e seus amigos; temos sérios problemas quando tentamos tirar um assunto das mãos de Deus e colocá-lo exclusivamente em nossas mãos.
EU APRENDI A SEGUIR A PALAVRA DE DEUS: Salmo 119: 71: normalmente as pessoas tendem a se voltar para a Bíblia com mais frequência durante uma crise. Isso traz uma vida inconstante.
EU APRENDI QUE PRECISO DOS OUTROS: 1 Coríntios 11:11: cristãos mais maduros são istrumentos de Deus que nos ajudam a superar as mágoas. Uma das principais maneiras que Deus nos ensina sobre nós mesmos é através da ajuda dos outros.
3. COMO DEUS PODE TRAZER O BOM EM MEIO AO DIA MAU: Deus é capaz de transformar as coisas ruins em coisas boas, que trarão sentido e crescimento para cada um de nós. Ele trabalha para nos dar um final feliz!
CONCLUSÃO:
JESUS ME DÁ ESPERANÇA PARA MUDAR: 1 Pedro 3:15
A esperança, que ajuda, vem de alguém que esteve lá, alguém que experimentou a dor e recebeu a cura e a recuperação de Deus.
É assim como Deus quer usá-lo, como Seu “depósito de esperança”.
Há alguém em sua vida que precisa de esperança?
Alguém que está sofrendo?
E NUNCA SE ESQUEÇA:
Deus não é ruim, pelo que ele deixou de fazer,
Ele é bom pelo que Ele é, e pelo que
Ele fez por amor a você.
E lembre-se: A VIDA MACHUCA, MAS DEUS CURA!
|