|
Palavra pregada Pelo Pastor Marcelo Cruz no dia 12/11/2017.
A principal marca do cristão é o amor. A média de uma vida, afinal, não é a sua duração, mas doação. Devemos sempre lembrar que nossa vida na Terra é única e breve, e por isso, precisamos agir com mais autenticidade e ousadia. Desde que a marca de um discípulo de Jesus é o amor, devemos intencionalmente desenvolver a cultura de amar – e amar completamente, sem restrições. E como desenvolver este amor pleno? Deixe-me falar sobre sete atitudes para você amar completamente:
1.CONTAGIE OS OUTROS COM AMOR DE CRISTO – Ef 3.17,18 NTLH “…E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade.”
Onde quer que estejamos, as pessoas devem perceber em nós uma atitude diferente, que reflete a presença de Cristo e nós. O amor é uma arma infalível, que cura e quebra muros que separam as pessoas.
2.EXPLORE E MULTIPLIQUE O PODER DO PERDÃO – Ef 4.26,27 “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo.”
Como somos pessoas imperfeitas, em algum momento iremos ferir as pessoas, e seremos feridos também. Sem o exercício do perdão, não haverá relacionamentos sadios e sinceros. Jesus nos chama ao perdão! O perdão é uma escolha, e podemos perdoar sempre na força do Espírito Santo. “Quem é destituído do poder de perdoar não tem poder de amar” (Martin Luther King Jr.).
3.SUPERE OS OBSTÁCULOS PARA CHEGAR A UNIDADE – Rm 15.7 “Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.”
“Aceitar as pessoas significa parar de tentar MUDÁ-LAS e começar a ENTENDÊ-LAS” (Shook). Isso não significa concordar com seus pecados, mas sim, saber que o agente de mudança é o Espírito Santo, e não nós. Nosso papel é amar e demonstrar o amor de Cristo por cada um, pregando, intercedendo e desenvolvendo o amor sacrificial.
4.RESOLVA OS CONFLITOS COM CRITÉRIOS ESPIRITUAIS – Ef 4.29 NTLH “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.”
“Eles podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecendo como você os fez sentir-se” (Carl W. Buechner). É fundamental ter discernimento para compreender que nossa luta não é contra as pessoas, mas contra o inimigo espiritual que procura sempre destruir relacionamentos. Alguns critérios nos ajudam a vencer esta batalha:
– Evite palavras ofensivas: nosso falar deve ser carregado do Evangelho, de amor e paz.
– Concentre-se no ponto do conflito e não no outro: resolva o problema sem perder o relacionamento. Não leve para o lado pessoal.
– Não traga o passado para o conflito: olhe para a frente, para relacionamentos restaurados e sadios. O que passou, passou e lá deve ficar.
5.CRESÇA COM OS RELACIONAMENTOS QUE LHE FEREM – Rm 5.3-4 BV “Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontrarmos diante dos problemas e lutas, pois sabemos que tudo isto é bom para nós – ajuda-nos a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve em nós força de caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a nossa esperança e a nossa fé fiquem fortes e sólidas.”
Com as diferenças nos relacionamentos, nem sempre as coisas são como achamos que devam ser. Portanto, isso é um meio usado por Deus para tratar do nosso egoísmo, desenvolvendo então a aceitação e o perdão. Cada pessoa com quem nos relacionamos traz consigo a oportunidade de aprender algo diferente. Esteja atento!
6.DEMONSTRE GRATIDÃO A DEUS E AOS OUTROS – Sl 116.12 NTLH “Que posso eu oferecer a Deus, o SENHOR, por tudo de bom que ele me tem dado?”
A gratidão é um sentimento poderoso, que nos livra da amargura e nos deixa prontos para receber as bênçãos de Deus. Seja grato! Aproveita cada dia para usufruir das bênçãos de Deus e ser a bênção na vida de seu próximo!
7.APLIQUE UMA NOVA DINÂMICA PARA OS RELACIONAMENTOS – Ef 4.15 “Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.”
Ame completa e incondicionalmente. Seja sempre verdadeiro, disposto a servir e mostrar Cristo dentro de você. Promova um ambiente de amor por onde quer que vá. Tenha sempre em mente a responsabilidade de sua missão em representar o Evangelho, por onde quer que vá. Essa é a vida do discípulo de Jesus, e o amor é a sua marca.
CONCLUSÃO
Se você tivesse apenas um mês para viver…
Quais são as pessoas que você precisa PERDOAR ou pedir PERDÃO? Quais são as pessoas que você precisa AGRADECER?
|