|
(Foto: Reprodução)
A concentração de mortes por covid-19 em apenas um hospital da capital paulista levou à abertura de inquérito no Ministério Público estadual e a um pedido de intervenção sanitária feito pela prefeitura de São Paulo.
A rede Prevent Senior, que é um plano de saúde especializado em atendimento de idosos, concentra 79 das 136 mortes registradas pelo novo coronavírus no Estado. O número representa 58% das mortes até agora.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegou a destacar a situação e vinculou o número de mortes ao modelo de atendimento do Hospital Sancta Maggiore, administrado pela Prevent Sênior.
O ministro sugere que os idosos podem ter sido contaminados dentro do hospital.
A rede particular afirma que segue os protocolos da Organização Mundial da Saúde e que as infecções não ocorreram dentro dos hospitais.
Representante da Rede Prevent Senior, Nelson Williams afirma que a taxa de mortalidade, de 12%, para os casos críticos, está abaixo da média de 15% observada em outros países.
Williams afirma que o hospital recebeu os primeiros pacientes com a doença logo nos primeiros registros e garante que a rede acompanhava a epidemia desde a expansão dos casos em Wuhan, na China, no fim do ano passado.
Segundo, a rede se preparou para a chegada dos casos ao Brasil, mas admite que a dimensão da pandemia pode ter sido subestimada.
A rede Prevent Senior também pode enfrentar uma ação civil pública na Justiça, por suspeita de subnotificação de casos. O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar UM suposto delito de não notificação compulsória de mortes por coronavírus. A rede nega omissões e diz colaborar com as autoridades.
O Estado de São Paulo é o epicentro de casos de contaminação por coronavírus no País. Em apenas um dia nesta semana, dos 1.200 novos casos registrados, cerca de 800 foram em São Paulo.
The post MP de São Paulo abre inquérito para investigar os hospitais Sancta Maggiore appeared first on radiobandnewsfm. |