Search

Home > Vida Sonora > A língua que falamos
Podcast: Vida Sonora
Episode:

A língua que falamos

Category: Arts
Duration: 00:44:04
Publish Date: 2015-11-04 04:38:00
Description:

A língua é talvez o maior patrimônio imaterial de um povo. É o símbolo que familiariza indivíduos, que une grupos, que carrega nossa história. Mas a mesma língua que aproxima pode ser uma barreira, um muro invisível que reforça ainda mais os preconceitos da sociedade. Como acompanhar a evolução do idioma, sem perder a identidade no processo? Talvez nem mesmo precisemos fazer nada.


Neste episódio observamos algumas mudanças na forma como nos comunicamos na web graças ao avanço agressivo do anglicismo na mídia. Desde pequenas expressões que soam alienígenas para o usuário comum, até adaptações complexas, e vemos seus efeitos práticos. Mas também acompanhamos o processo histórico de influência das línguas umas nas outras e como nosso cérebro trabalha com essa transformação.


Ficha Técnica


Produção e edição: Igor Rodrigues
Consultoria: Drª Isabella Mozillo e Drª Luisa Lessa.
Participações: Clarisse Lemos, Nilda Alcarinqüe e Diana Ruiz.
Narrações: Rachel Curioso, Domênica Mendes, Bruno Assis, Ezequias Campos, Daniel Monteiro, Lucien Bibliotecário.


Links




Mídia e Créditos

Imagem por Deni Williams sob Licença Creative Commons 2.0


Músicas: Spyglass, Bass Walker, Bushwick Tarantella, Calmant, Crowd Hammer, Dreams Become Real, Dubakupado, Parisian, Snow Queen por Kevin McLeod – sob licença Creative Commons 3.0


Glitch Drum Loop – Automaton por Kasa90 em Freesound.org

Total Play: 0