Search

Home > TourCast > Despachados de A-Z – Irã
Podcast: TourCast
Episode:

Despachados de A-Z – Irã

Category: Society & Culture
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2022-07-21 17:20:15
Description:

Ao planejar uma viagem, sempre costumamos pensar nos destinos mais famosos e mais “tradicionais”. Países europeus, principalmente, vão sempre para o topo da lista. Viajantes mais despachados sempre irão considerar alguns destinos fora dessa listinha. Lugares menos badalados merecem ser levados em consideração na hora dessa escolha. Sem dúvidas o Irã é um deles.

Se você nunca pensou em visitar esse país do Oriente Médio, essa é uma boa oportunidade para desmistificar esse destino improvável e pouco badalado, mas que guarda lindas surpresas. Desde aspectos históricos, até culturais e sociais, o Irã é um país que cativa todo viajante que se permite visitá-lo.

Nesse episódio da nossa série de A-Z, a Re Nunes e a Claúdia Rodrigues, junto com a convidada especial Larissa Queiróz, compartilham com o ouvinte suas experiências no Irã e contam várias curiosidades sobre o país que com certeza vão te instigar a conhecê-lo também.

No Irã neva? É caro ou é barato? Tem boa culinária? É perigoso? Tudo isso você vai descobrir nesse episódio que está caprichado e cheio de detalhes sobre o país. De fato, é um destino para ir de mente aberta e sem “julgar o povo pelos atos do governo”, como a Re Nunes muito bem pontuou no episódio.

São várias cidades que valem a pena conhecer no Irã. As principais, que foram mencionadas no episódio e visitadas por nossas experientes viajantes, foram Shiraz, Persepolis, Pasargada, Yazd, Meybod, Esfahan, Qom e Teerã.

Apesar de serem bem perto umas das ouras, cada uma delas tem sua particularidade a ser explorada. Veja abaixo as principais cidades mencionadas nesse episódio, mas não deixe de ouvir na íntegra para conhecer também lugares ainda mais alternativos que comentamos por lá!

[googlemap src=”https://www.google.com/maps/@/data=!3m1!4b1!4m3!11m2!2s4vBUrXM5QEa7-gS6vLMFqg!3e3?shorturl=1″ align=”aligncenter” ]

Cultura no Irã

Por ser um país muçulmano, o Irã tem algumas regras bem diferentes para nós, brasileiros. A principal delas tem a ver com a vestimenta, especialmente das mulheres. As muçulmanas, por conta da religião, devem cobrir os cabelos e praticamente todo o corpo.

Normalmente, apenas podem ficar expostas as mãos. O mesmo serve para as turistas que não seguem a mesma religião, já que no caso do Irã essa é uma imposição do governo. Os homens também não podem usar bermudas, mas isso já é relevado quando se tratam dos turistas.

Outro aspecto cultural para se atentar é o Ramadã. Esse período corresponde ao nono mês do calendário islâmico. É um mês sagrado, quando os muçulmanos fazem jejum diariamente, do momento que o Sol nasce até a hora que ele se põe.

Até os hotéis servem café da manhã muito cedo, antes de o Sol nascer. Uma das participantes desse episódio visitou o Irã durante esse período e contou como foi a experiência, não deixe de escutar.

Irã é um destino caro?

Além de ser um país super acolhedor, com um povo hospitaleiro, o Irã é também um país barato para visitar. Isso serve não somente para os preços de hospedagem, mas para alimentação e combustível também.

Ou seja, tanto para você que está tirando férias e tem uma reserva financeira mais confortável, como para você que está viajando com a grana curta, fazendo um mochilão pelo mundo, o Irã pode ser uma ótima opção de destino.

Além disso, guarda lindas paisagens e vilarejos para serem explorados, sem que você precise desembolsar uma bolada pra isso!

Escute o episódio a seguir para saber quais as recomendações e dicas valiosas que nossas participantes têm e que você precisa saber antes da viagem.

E você? Já esteve no Irã? Compartilhe com a gente a sua experiência. Queremos muito saber se curtiu o destino!

Se você curte nosso conteúdo, quer enviar um elogio, uma sugestão ou fazer uma crítica construtiva, entre em contato com a gente através desse link. Estamos esperando seu feedback.

Torne-se um padrinho

Para manter o projeto ativo, o podcast Despachados precisa de contribuições. Nossos padrinhos acessam nossa sala VIP e garantem uma série de outros benefícios.

Você pode contribuir pelo Apoia.se, clicando no link imagem abaixo e escolhendo a classe de sua preferência, ou fazendo um pix pra gente! Use a chave contato@despachados.com.br ou escaneie o QR Code abaixo.

Escute o episódio de hoje e confira quais são seus benefícios ao contribuir com o podcast!
FICHA TÉCNICA DO EPISÓDIO:
Participantes: Cláudia Rodrigues, Larissa Queiroz e Renata Nunes
Produção e apresentação: Foca
Edição: Nativa Multimidia – Danilo Pastor
Vozes auxiliares: Patrícia Trezzi, Patrícia Vieira e Alves Garcia
Design de capa: Vinny Campos
Trilha Sonora: Upbeat
Realização: Min7.net

Total Play: 0

Some more Podcasts by Mind7 Digital

100+ Episodes
Despachados 60+     10+