Search

Home > Nutrição e qualidade de vida > Para que serve a vitamina B12?
Podcast: Nutrição e qualidade de vida
Episode:

Para que serve a vitamina B12?

Category: Health
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2018-11-30 15:29:00
Description:

A vitamina B12 faz parte de uma família de compostos denominados de cobalaminas, devido a presença de cobalto ligado a um grupo cianeto. Dependendo dos outros compostos ligados à molécula, pode receber outros nomes como metilcobalamina, hidroxicobalamina, aquacobalamina e deoxiadenosilcobalamina.

A cobalamina é uma substância hidrossolúvel, sintetizada por microorganismos presentes no intestino de animais, a partir da vitamina B2 - riboflavina (Ealick & Begley, 2007). Depois é absorvida aparecendo em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios. Como seres humanos não são capazes de sintetizar a B12 precisam consumir alimentos de origem animal ou suplementar a B12.

Após absorção a cobalamina é essencial para diversas reações bioquímicas, funcionando como co-fator de duas enzimas. A metionina-sintase está presente no interior da célula e é responsável pela metilação da homocisteína. Se isto não acontece a homocisteína acumula-se e aumenta o risco de doenças cardiovasculares e Alzheimer. O aumento da homocisteína também pode acontecer quando há deficiência de vitamina B6 e/ou de vitamina B9.

Outra enzima dependente da B12 é a L-metilmalonil-CoA mutase, fundamental para a obtenção de energia no ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico) e também para a formação do grupo heme da hemoblogina, célula vermelha do sangue responsável pelo transporte de oxigênio e prevenção da anemia.

A deficiência de B12 associa-se a uma série de problemas de saúde como anemia megaloblástica, inflamação sistêmica, danos vasculares e neurológicos. Valores plasmáticos acima de 500pg/ml são considerados ideais para adultos.

A deficiência de B12 é mais comum em pessoas com gastrite atrófica, idosos e veganos. Sinais e sintomas da deficiência de B12 incluem fadiga, lesões aftosas na boca e mucosa oral, dormência e formigamento de braços e pernas, dificuldade para caminhar, ataxia, perda de memória, desorientação, demência e depressão. Apesar dos efeitos neurológicos serem graduais, podem ser irreversíveis se persistirem a longo prazo.

A suplementação pode ser feita via oral, intramuscular, nasal ou sublingual e as dosagens dependem da idade e condição clínica de cada paciente. Aprenda mais sobre vitaminas:

Total Play: 0

Users also like

100+ Episodes
BibleCast, o .. 100+     20+