Search

Home > MacMagazine no Ar > Processo acusa Apple e Amazon de fixar preços de dispositivos
Podcast: MacMagazine no Ar
Episode:

Processo acusa Apple e Amazon de fixar preços de dispositivos

Category: Technology
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2022-11-09 21:02:59
Description: Amazon e Apple

A Apple e a Amazon estão sendo alvo de um processo nos Estados Unidos que as acusa de fixar preços de iPhones e iPads ao limitar o número de revendedores permitidos dentro do marketplace da empresa fundada por Jeff Bezos. As informações são do MacRumors.

O processo, aberto pelo escritório de advocacia Hagens Berman, foca em um acordo firmado entre as duas empresas em 2019, o qual fez com que o número de revendedores autorizados de produtos da Maçã na Amazon caísse de 600 para apenas 7 (de um máximo de 20 por país). Em troca, a Apple passou a fornecer iPhones e iPads para a plataforma com um desconto.

NEW: Lawsuit Says #Apple and #Amazon Colluded to Raise iPhone, iPad Prices

more » https://t.co/gv9gCelcUJ

#classaction #consumerprotection pic.twitter.com/D5uUADUnvz

— Hagens Berman (@ClassActionLaw) November 9, 2022
NOVO: Processo diz que #Apple e #Amazon conspiraram para aumentar os preços do iPhone e iPad.

Com isso, a Apple teria conseguido não só fazer com que seus dispositivos continuassem a ser vendidos por preços premium, como a Amazon também teria se estabelecido como a principal revendedora da sua própria plataforma. Segundo o escritório, o acordo é ilegal e viola as leis antitruste dos EUA por prejudicar a competição entre revendedores independentes.

Ainda segundo a Hagens Berman, antes do acordo, era possível encontrar produtos da Apple na Amazon com descontos de até 20%.

Quando a Apple e a Amazon renovaram seu contrato de revendedor existente em 2019, a única parte perdedora do plano foram os consumidores, os quais foram pegos de surpresa pelos aumentos de preços. Onde os consumidores costumavam encontrar preços com descontos de mais de 20% para iPhones e iPads à venda no Amazon Marketplace, agora eles ficam presos aos preços premium da Apple.

A ação foi apresentada ao Tribunal Distrital do Distrito Ocidental de Washington, que se encarregará de analisar o caso. A Hagens Berman afirma que pretende conseguir uma liminar para impedir que a Amazon bloqueie revendedores e forçar a Apple a reembolsar consumidores que pagaram valores desnecessariamente altos por seus smartphones e tablets.

Vamos ver até onde isso vai…

Total Play: 0