|
Description:
|
|
Guten Morgen, Brasilien! Após um atraso devido a mudanças, voltamos no olho do furacão – ou será que nem estamos mais no olho? – do Apocalipse se revelando em BrasÃlia! Não teria como ser diferente, na semana de áudios vazados, de Michel Temer na corda bamba, de Aécio Neves voltando ao pó, da discussão sobre impeachment, renúncia, eleições diretas ou indiretas... enfim, difÃcil é saber o que não aconteceu em BrasÃlia nessa semana.
Enquanto o paÃs só têm a certeza clara de que o Congresso, o Executivo federal o Judiciário e a mÃdia estão todos mancomunados em algo ruim, só conseguimos mesmo ter a certeza de que BrasÃlia se apartou de vez da população que lhe paga e que é ordenada por ela.
O Brasil virou de fato uma disputa de gravações, vazamentos e o que vai pegar mal para algum polÃtico ou player importante na mÃdia. Tudo visa um jogo eleitoral, muitas vezes confundido com ideológico: BrasÃlia inteira tem mais informações do que nós, mas vai divulgando aos poucos pela mÃdia, não por interesse do público, mas como recado e ameaça entre si, que nós, povão ignorante rés-do-chão que pega busão lotado, nunca entende.
Os vazamentos completam o que Ricardo Molina escreveu no livro O Brasil na fita, relatando a guerra de delações, escutas, vazamentos e arapongas da Abin em BrasÃlia – e exigem que se entenda suas diferenças em relações a paÃses mais civilizados como a América.
E como ficará o desgoverno de Michel Temer sob estas nuvens negras?
Por fim, nosa recomendação literária, também embebida em polÃtica nessa semana: o livro O cofre do Dr. Rui, de Tom Cardoso, sobre o assalto mais famoso da ditadura, protagonizado pelo marido de Dilma Rousseff e que teve seu envolvimento direto depois. O livro não vale apenas como uma história longÃnqua: mostra em poucas páginas qual a relação da esquerda brasileira com o dinheiro e o poder, de maneira que explica muito o que acontece em BrasÃlia hoje.
A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto, no estúdio Panela Produtora. Guten Morgen, Brasilien! |