|
Description:
|
|
O setor moveleiro registrou forte recuperação em 2024, tanto na produção quanto nas vendas. No Paraná, o desempenho foi ainda mais positivo. Enquanto, o Instituto de Estudos e Marketing Industrial projeta um crescimento da produção moveleira nacional de 7%, este ano, no Paraná, o aumento já era de 13% até setembro.
No caso do varejo, as vendas acompanham a expansão da indústria, com alta projetada de 4,5% para este ano. Esses dados refletem a retomada do setor, impulsionada por alguns itens como inovação, sustentabilidade e a valorização de móveis personalizados, consolidando-se como um dos pilares da economia e atraindo cada vez mais consumidores para o varejo.
Vale lembrar, que o setor moveleiro passa por um reaquecimento após ter vivido um período de desaceleração até 2019. Durante os dois anos de pandemia, por exemplo, houve uma super demanda impulsionada por mudanças nos hábitos de consumo, já que as pessoas tiveram que trabalhar em home office, seguida por um arrefecimento natural do mercado. Agora, o mercado de móveis cresce, porém em um ritmo estável e próximo da normalidade.
Entre as principais tendências podemos destacar o uso de tecnologias de fabricação avançadas, como o design sustentável e a personalização em larga escala. Além disso, não se pode esquecer que os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos ao consumo consciente, o que leva as empresas a investirem em materiais sustentáveis e processos de produção com menor impacto ambiental.
De acordo com informações que me foram passadas por empresários do setor moveleiro, o que está se observando, é uma mudança na forma como as indústrias se adaptam às preferências do consumidor, que procura por móveis versáteis, práticos e sustentáveis. Esse movimento abre oportunidades para a inovação e fortalece o papel do Brasil e, principalmente, do Paraná como um importante polo moveleiro no cenário mundial.
Além de melhorias na produção, o setor de móveis tem gerado impacto positivo na geração de emprego e atraído novos investimentos.
|