Novos deslizamentos foram registrados na tarde desta segunda-feira (9) na BR-277, na região da Serra da Esperança, em Guarapuava, no centro-sul do Paraná. Além do deslizamento inicial no Km 309, também há registros nos quilômetros 306, 307 e 310.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a área permanece totalmente interditada, com risco elevado para a segurança viária. A PRF alerta ainda que as condições climáticas aumentam a probabilidade de novos desmoronamentos. Não há previsão para liberação da pista.
A orientação é que os motoristas, na medida do possível, reprogramem a viagem ou busquem rotas alternativas até que a situação na Serra da Esperança seja normalizada.
Outra interdição acontece no Km 43 da BR-277, na pista sentido litoral, em Morretes. No local, o fluxo segue pela pista sentido Curitiba, que está em mão dupla. O trecho da BR-277 na Serra do Mar está interditado desde o dia 25 de novembro, quando o primeiro deslizamento de pedras provocou o fechamento da rodovia. Desde então, a concessionária trabalha na contenção da encosta. Esse é o terceiro fim de ano que processos geológicos, como erosão e transporte de massas, são registrados na região.
O coordenador do Cenacid (Centro de Apoio Científico em Desastres), Renato de Lima, explica que essa é uma característica da serra.
A Serra do Mar do Paraná chegou a ter bloqueio parcial por meses para obras de recuperação. Em outubro, a EPR Litoral Pioneiro entregou as primeiras obras de recuperação da BR-277, entre os quilômetros 44 e 60, no sentido capital.
Segundo a concessionária, a revitalização e o monitoramento geológico da área são prioridades previstas no contrato de concessão.
Informações: Vanessa Fontanella e Mirian Villa
|