Mais de 29 mil pessoas votaram, até o momento, na consulta pública sobre o programa Parceiro da Escola. O número corresponde a 30% do total esperado. Até às 20h30 de HOJE (segunda-feira, 9), pais, responsáveis, servidores e alunos maiores de 18 anos de 177 escolas estaduais do Paraná poderão decidir pela adesão ou não da iniciativa.
Para votar é necessário apresentar um documento oficial com foto. Os votos impressos são lacrados e ficam sob responsabilidade do diretor de cada instituição até a abertura das urnas, que será realizada nesta segunda-feira, após encerramento da consulta pública em 98 municípios paranaenses.
As comunidades escolares que aprovarem a implementação da iniciativa, vão participar do programa Parceiro da Escola a partir do próximo ano letivo. Caso o quórum mínimo não seja alcançado, o processo será encaminhado à Secretaria de Estado da Educação para análise e definição das próximas etapas, conforme explica o secretário Roni Miranda.
Segundo o Governo do Paraná, a consulta tem como objetivo avaliar a aceitação da comunidade escolar frente à parceria entre a gestão pública e privada das instituições de ensino. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.
O projeto-piloto já é desenvolvido desde o ano passado no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Segundo a Seed, elas apresentaram melhorias na organização, desempenho acadêmico e infraestrutura.
A estimativa é que o resultado da consulta pública, para escolas que atingirem quórum mínimo de votação, seja divulgado até amanhã (10).
Informações: Vanessa Fontanella e Mirian Villa
|