Uma das figuras mais importantes da história do Athletico, o presidente Mario Celso Petraglia prometeu que o clube seria campeão mundial até 2024. A realidade acabou com a equipe sem a conquista e ainda rebaixada para a Série B no ano do centenário.
Petraglia é considerado o maior dirigente da história do Furacão – ele assumiu a equipe em 1995 em uma briga de bastidores.
Foi com ele à frente do clube que o Athletico conquistou os títulos mais importantes da história: o Campeonato Brasileiro de 2001, a Copa do Brasil de 2019 e os títulos da Sul-Americana de 2018 e 2021. A equipe também venceu a Série B de 1995, disputou o título nacional de 2004 e jogou duas finais de Libertadores, em 2005 e em 2022, além de ser vice da Copa do Brasil em 2013.
Atualmente, o presidente está afastado do dia a dia do Furacão por questões de saúde.
No período em que mais aparecia, Petraglia colecionou falas polêmicas nas quais diminuiu outros gestores e clubes. Em uma delas, afirmou que “cair é para incompetentes”. Referiu-se, ainda, ao Athletico como “um time de bairro” transformado por ele em campeão.
O dirigente também chegou a afirmar que “o Athletico passou o Santos de trator”. A equipe paulista foi campeã da Série B neste ano e retorna à elite do futebol nacional em 2025 – quando o Furacão estará na Segundona.
Ele também já se referiu à torcida como ingrata e egoísta.
Outra peça do clube que ganhou visibilidade por fazer piada com adversários foi o atacante Pablo, bastante questionado e autor de apenas três gols neste Brasileiro. Após a conquista do Paranaense neste ano, o atleta tirou sarro do rebaixamento do rival Coritiba no ano do centenário.
Depois da derrota e confirmação da queda, o rival Coritiba provocou nas redes sociais. O clube postou um meme em referência ao pacto, ação feito pelo marketing do Furacão que usava conteúdos parecidos com filme de terror na tentativa de escapar do rebaixamento.
|