Nesta edição do programa de intercâmbio do Governo do Paraná, 100 alunos de colégios rurais vão participar de uma imersão em Iowa (AIOA), estado norte-americano reconhecido como um dos principais polos agrícolas do mundo. Esses estudantes estão na 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócios.
O coordenador dos Colégios Agrícolas da Secretaria da Educação, Renato Hey Gondin, explica que essa é uma oportunidade de fomentar a tecnologia no campo paranaense.
Atualmente, mais de 25 municípios do Paraná têm colégios agrícolas e florestais, incluindo Pinhais e Lapa, cidades da região metropolitana de Curitiba.
Além dos estudantes de cursos técnicos, outros mil e duzentos alunos da rede estadual de ensino vão estudar no Exterior por seis meses. Todos vão vivenciar experiências culturais e estudantis no exterior com os custos pagos pelo Governo do Paraná. O governador Ratinho Junior detalha que a iniciativa coloca a educação do Paraná como uma das melhores do País.
Os embarques desta edição do programa Ganhando o Mundo estão previstos para começarem no decorrer de 2025. A iniciativa selecionou alunos de todos os 399 municípios paranaenses.
Reportagem: Mirian Villa
|