Search

Home > Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos > Slimani espera revolucionar passagem de africanos no futebol brasileiro
Podcast: Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos
Episode:

Slimani espera revolucionar passagem de africanos no futebol brasileiro

Category: News & Politics
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2023-08-25 00:30:52
Description: Slimani espera revolucionar passagem de africanos no futebol brasileiro

Islam Slimani assinou nesta quarta-feira (24) o contrato definitivo até 31 de dezembro para ser o principal nome do Coritiba. Com isso, o atacante argelino é o 5º atleta africano que vai jogar o Brasileirão no século 21.

O centroavante de 35 anos será o principal nome da história da Argélia no futebol brasileiro e também um dos maiores do continente africano. Porém, todos os outros quatro atletas tiveram passagens discretas ou decepcionantes pelos respectivos clubes.

Slimani chega com a pressão de ser a nova estrela do Coxa, mas também de representar a África no Brasil.

Veja mais:

Africanos no Coritiba

Antes de Slimani, o Alviverde teve dois atletas de origem africana que passaram pelo clube. O primeiro foi o angolano Geraldo, que ficou no Alto da Glória de 2010 até 2014. O atacante com mais de 100 jogos com a camisa do Coritiba nunca foi titular absoluto, porém ficou marcado em clássicos contra o Athletico.

Foto: reprodução/ CFC

Geraldo disputou 9 Atletibas, saindo do banco de reservas em oito jogos e marcando quatro gols. Em 2010, marcou o 2º gol na final contra o rival, rendendo o 34º título paranaense ao Coxa.

O segundo africano foi o camaronês Joel Tagueu, emprestado pelo Londrina em 2014. Ele chegou ao Alto da Glória para a metade da temporada e jogou todas as partidas até o fim do Brasileirão.

Foram 20 jogos e oito gols marcados, com destaque para as partidas contra o São Paulo e Flamengo, em que o camaronês marcou duas vezes.

Foto: reprodução/ CFC

Decepção no Botafogo

Em 2020, o Botafogo acertou a vinda de Salomon Kalou, com 34 anos na época. O jogador da Costa do Marfim chegou com status de craque, com duas Copas do Mundo disputadas (2010 e 2014) e uma Liga dos Campeões conquistada com o Chelsea (ING).

Porém, Kalou decepcionou com a camisa do Botafogo, que naquela temporada foi rebaixado como lanterna do Brasileirão. Pela Estrela Solitária, o marfinense jogou 27 partidas e marcou apenas uma vez.

Foto: Vitor Silva/ Botafogo

A estreia do atacante foi justamente contra o Coritiba, no Engenhão. A partida terminou em um empate sem gols. Kalou tinha contrato com o Alvinegro carioca até dezembro de 2021, porém rescindiu o contrato em abril.

Outro angolano no Brasileirão

O atacante Johnson Macaba foi o 1º a passar pela elite do futebol brasiliero. O jogador angolano teve curta passagem pelo Brasileirão, em 2006.

Chegou da Portuguesa após disputar o Campeonato Paulista pela Lusa. Com o Esmeraldino, atuou em 18 partidas e fez três gols. Macaba contribuiu para o 8º lugar do Goiás na tabela, o que levou o time goiano à Sul-Americana da temporada seguinte.

Foto: reprodução/ redes sociais

Em 2007, jogou apenas um jogo na Série A e depois foi emprestado para o Santa Cruz, que estava na Série B.

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Total Play: 0