Search

Home > Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos > Segundo ônibus 100% elétrico começa a ser testado em Curitiba
Podcast: Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos
Episode:

Segundo ônibus 100% elétrico começa a ser testado em Curitiba

Category: News & Politics
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2023-05-18 20:00:00
Description: Segundo ônibus 100% elétrico começa a ser testado em Curitiba

O segundo ônibus 100% elétrico começa a ser testado na próxima segunda-feira (19), no transporte coletivo de Curitiba. O veículo é de produção 100% nacional e vai operar com passageiros na linha do Interbairros II (dois).

Veja mais:

De acordo com a fabricante, Eletra, o ônibus tem durabilidade de 20 anos e a bateria de 8 anos. A presidente da empresa, Milena Romano, conta que o veículo testado em Curitiba teve uma produção personalizada.

Além da questão ecológica, o veículo do transporte coletivo 100% elétrico também deve ter impacto positivo no bolso dos usuários. O custo de aquisição é mais alto, porém a manutenção é mais barata conforme explica o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Netto

Ao todo 12 motoristas, 7 homens e 5 mulheres, fizeram treinamento para operar os veículos em teste. A Salete do Rocio foi uma das profissionais que participou do treinamento e fala sobre as vantagens e diferenças dos veículos.

A expectativa da prefeitura de Curitiba é de que até junho de 2024 70 ônibus elétricos sejam adquiridos para entrarem em operação na capital. Até lá, vários testes devem ser realizados segundo o prefeito, Rafael Greca.

Até outubro de 2023 oito ônibus devem ser testados. O primeiro foi em abril com um veículo da montadora chinesa BYD.

Reportagem: Francine Lopes

Total Play: 0