Por 180 dias, seis táxis elétricos estão em teste em Curitiba. O projeto foi lançado na manhã desta quinta-feira (23), no Smart City Expo Curitiba 2023. O taxista que participa da experiência está isento de uma série de custos durante o período de testes. É o que destaca o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
A iniciativa é uma parceria da Urbanização de Curitiba com o grupo Renault e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. O vice-prefeito reforça que a mudança da matriz energética é um assunto de interesse mundial.
A Urbs deve lançar nas próximas semanas um edital para chamar os taxistas que queiram participar do programa. As baterias têm autonomia que vão de 150km a 400km, dependendo do modelo e da utilização do usuário. O motor do carro elétrico não é poluente. O sócio-diretor do Smart City Expo, Caio Castro, defende que a eletrificação é a tendência do transporte.
Mais de 400 prefeitos estão cadastrados para visitar a feira. Para Castro, o evento teve um público maior do que o esperado.
Os temas abordados pelos especialistas são: Inovação e Transformação Digital, Espaços Públicos e Requalificação Urbana, Cidades Sustentáveis e Mudanças Climáticas, Cidadãos Digitais e Governança, e Tecnologia e Negócios Disruptivos.
Reportagem: Larissa Biscaia
|