Search

Home > Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos > Produção de latas de alumínio cai quase 5% em 2022
Podcast: Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos
Episode:

Produção de latas de alumínio cai quase 5% em 2022

Category: News & Politics
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2023-03-17 17:00:00
Description: Produção de latas de alumínio cai quase 5% em 2022

Após cinco anos de crescimento contínuo, a produção de latas de alumínio registrou queda de 4,7% em 2022, se comparada ao ano anterior. Algumas constatações explicam os números negativos, como as temperaturas menores que nos anos anteriores; a reabertura de bares e restaurantes, com consumo maior de bebida em vidro; e os eventos mundiais, como a Copa do Mundo e a precoce eliminação do Brasil, além de uma nítida repressão no consumo, ocasionada principalmente pela inflação.

Para 2023, a expectativa dos fabricantes de latas é positiva. Eu conversei com o presidente executivo da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), Cátilo Cândido, e ele me disse que este ano já começou diferente. Ou seja, o verão foi bom, o carnaval foi realizado de forma completa, e em sua data habitual, e agora as indústrias estão trabalhando a todo o vapor para que seja um ano de pleno crescimento.

Como o primeiro trimestre ainda não terminou, a Abralatas não tem como falar em um número exato ainda, mas a previsão para 2023 é de crescimento de um dígito baixo, mas tudo dependerá do desempenho da economia.

Eu perguntei ao presidente da Abralatas sobre os preços dos insumos, e ele me contou que a base do setor é o alumínio, que teve aumento em função das variações econômicas, principalmente durante a pandemia e depois pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Este ano, as indústrias estão vendo os preços se normalizarem. Além disso, os fabricantes de latinhas também são afetados pela economia e suas variações, como o preço da energia, transporte, logística, entre outros.  

Quantos fabricantes de latas de alumínio existem no Brasil? E no Paraná?

O Brasil, que é o terceiro maior mercado do mundo na produção de latas de alumínio para bebidas, tem quatro grandes fabricantes e 24 fábricas que produzem a tampa e o corpo da lata. O Paraná conta com uma fábrica importante, que é a Crown, que atende toda a região e está localizada em Ponta Grossa.

Por fim, eu perguntei ao presidente da Abralatas sobre as principais dificuldades que o setor tem enfrentado e ele me informou que os maiores problemas são os gargalos de produção e distribuição. No último ano, por exemplo, a inflação ocasionou a retenção no consumo. Outro grande empecilho é divulgar mais as qualidades da lata, para que o consumidor saiba no momento da compra o produto que está levando. De acordo com o presidente da Abralatas, quanto maior for a comunicação, mais o consumidor se fidelizará, ressaltando que 98% da produção de latas provém da reciclagem.

Ouça a coluna em áudio:

Total Play: 0