Search

Home > Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos > Qual o melhor canal de vendas para o seu negócio?
Podcast: Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos
Episode:

Qual o melhor canal de vendas para o seu negócio?

Category: News & Politics
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2023-02-28 17:00:00
Description: Qual o melhor canal de vendas para o seu negócio?

As estatísticas dos últimos anos têm mostrado que o número de empreendedores está crescendo, principalmente quando se trata de pequenos negócios. Mas, apesar desse crescimento, o que se observa com frequência é a dificuldade ou mesmo dúvida dos empreendedores para definir o melhor canal de vendas para as suas empresas.

Na prática, não existe uma regra estabelecida para definir o melhor canal de vendas para todas as empresas. Embora hoje os meios digitais apresentem um crescimento acentuado, ainda existem clientes que preferem comprar em lojas físicas.

Por isso, antes de tudo, uma forma de entender os melhores canais de venda, o empresário deve conhecer o público-alvo do seu negócio. Daí a importância de mapear os principais objetivos do consumidor com o produto ou serviço que será comercializado, avaliando por exemplo, os hábitos de consumo; as preferências; as plataformas mais utilizadas no meio digital; os pontos frequentados no meio físico e o nível de familiaridade com a marca.

Também vale considerar o intuito do negócio, mesclando as formas de fidelização online e offline para potencializar o faturamento. 

A partir da implementação de um dos meios dos canais de venda é fundamental que os empresários acompanhem diariamente os indicadores financeiros que demonstrem a efetividade do canal escolhido. Com o passar do tempo, será possível identificar quais canais de venda trouxeram mais resultados e expandi-los aos poucos. 

O que caracteriza o canal de vendas de um negócio?

O canal de vendas é todo método que leva os clientes a realizarem compras de uma forma direta ou indireta em uma empresa. E isso abrange desde técnicas de marketing que gerem engajamento, até métodos para  um sistema eficaz de cobrança.

Eles também se estendem a versões menos atreladas aos meios digitais, assim como peças publicitárias tradicionais ou pontos de venda. 

É comum que ao iniciar suas vendas, os negócios partam de um único canal. Mas, com o tempo, é vantajoso diversificar as fontes de lucro, o que vai potencializar o crescimento da empresa. Isso porque o comportamento do consumidor muda, junto com as próprias necessidades do mercado. Consequentemente, investir em mais de um canal faz com que o negócio esteja mais seguro em momentos de crise. 

Ouça a coluna em áudio:

Total Play: 0