Search

Home > Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos > Sistema promete dar mais visibilidade para síndromes e doenças raras
Podcast: Felipão: não tenho o que lamentar, após empate nos acréscimos
Episode:

Sistema promete dar mais visibilidade para síndromes e doenças raras

Category: News & Politics
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2023-02-28 01:00:00
Description: Sistema promete dar mais visibilidade para síndromes e doenças raras

Um projeto que amplia e busca aperfeiçoar políticas públicas relacionadas a síndromes e doenças raras foi lançado nesta segunda-feira (27). O Sidora é um sistema online que reúne dados de pacientes diagnosticados.

Veja mais:

A ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde facilita o acesso à informações, tratamentos e possui uma avaliação de dados para a construção de programas e políticas que focam no público-alvo.

O secretário de Saúde do Paraná, Cesar Neves, cita que esses públicos vão ganhar visibilidade na sociedade.

Os pacientes diagnosticados, que se cadastrarem no sistema, recebem uma carteira digital com QR-Code. Em situações emergenciais, o acesso rápido garante que médicos e profissionais de saúde tenham acesso a informações relevantes, como por exemplo, alergias.

A Secretaria da Saúde utilizou o banco de dados da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), para estruturar o sistema de dados.

Foto: Gilson Abreu/AEN

Um questionário para a identificação de pessoas com síndromes e doenças raras foi feito. O mapeamento pelo Estado, resulta no conhecimento da realidade em que vivem as pessoas e por quais associações são atendidas.

A ferramenta começou a ser desenvolvida no ano passado.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Total Play: 0