|
Description:
|
|
A voz da cantora cabo-verdiana Ceuzany encantou o cantos francês Christophe Maé que a convidou a participar no seu novo single onde presta homenagem a Cabo Verde, a Cersária Évora e à morna. Em entevista à RFI, Ceuzany conta como este encontro teve um impacto na sua carreira.
Christophe Maé, um dos maiores intérpretes da música francesa da actualidade, descobriu o país das maravilhas em Cabo Verde. Influenciado por Cesária Évora, o cantor francês seguiu-lhe os passos e deparou-se com a voz de Ceuzany, herdeira das mornas da diva cabo-verdiana.
Ceuzany com uma carreira de mais de uma década também não diz não às coladeiras e ao funaná e destacou-se primeiro com o grupo Cordas do Sol, dedicando-se depois à sua carreira a solo.
O convite para gravar a música “Pays des marveilles”, ou país das maravilhas em português, e o seu videoclip com Christophe Mae foi uma surpresa para Ceuzany, como descreveu em entrevista à RFI.
"Eu não o conhecia, nem sabia como ele chegou até mim, mas ele disse-me que estava no carro a ouvir músicas de Cabo Verde, tipo Mayra Andrade, Cesária, das Cordas de Sol, do qual eu faço parte. Ele gostou da minha voz, procurou o meu manager para fazer esta união. Fui ver as músicas dele percebi que ele é muito famoso, gostei imenso e estou muito contente", disse a cantora.
Esta música, que já conta com quase 400 mil visualizações no Youtube, já trouxe Ceuzany ao popular programa de televisão francês StarAcademy, rodeada por batuqueiras. É também este convite que a vai trazer já em 2023 a França para a tournée de Christophe Maé.
Na sua carreira a solo, Ceuzany vai lançar um novo single e um novo álbum já em 2021 recheado de mornas, coladeiras e funaná, esperando que estas novas canções agradem "ao povo de Cabo Verde". |