|
Description:
|
|
“A Diplomacia são-tomense no feminino” é o mais recente livro de Esterline Gonçalves Género. Uma obra pioneira do escritor e diplomata são-tomense, que traz à ordem do dia a participação das mulheres na política externa e na diplomacia são-tomense.
São 68 páginas que começaram a ser esboçadas em 2008 e que acabam por ser publicadas no ano em que São Tomé e Príncipe aprovou a lei da paridade abrindo caminho para a plena participação da mulher na vida política, social e económica do arquipélago.
O livro é dedicado a Maria da Graça Amorim, a primeira mulher a assumir a pasta dos Negócios Estrangeiros em São Tomé e Príncipe “é, sem dúvida, a que conseguiu chegar mais alto [na diplomacia são-tomense], mas hoje em dia não se ouve falar quase nada sobre ela. Foi a primeira mulher a assumir a pasta da diplomacia do Governo de STP, de 1978 a 1985.”
“Entendi que era necessário falar destas profissionais, no feminino, que têm desempenhado um papel bastante relevante ao nível da política externa são-tomense. Basta dizer que de 1975 a esta parte já tivemos cinco ministras dos Negócios Estrangeiros e várias mulheres ocuparam cargos de relevo” na diplomacia são-tomense, sublinhou Esterline Gonçalves Género.
A obra “A Diplomacia são-tomense no feminino” de Esterline Gonçalves Género foi apresentada pela escritora são-tomense Conceição Lima, a 8 de Agosto, e surge no âmbito do primeiro aniversário da Livraria Nón que será comemorado a 05 de Outubro.
Trata-se do quarto livro do diplomata são-tomense, de 41 anos, natural de Água D'agô – Cidade da Trindade, Distrito de Mé-Zochi. |