|
Description:
|
|
A cantora Nancy Vieira esteve em Paris em Julho para participar no evento Noite Portuguesa, organizada pela Temporada Cruzada França-Portugal, que juntou música e gastronomia. Uma noite "bonita" em que a intérprete cabo-verdiana pode apresentar ao público francês o seu álbum Manhã Florida, numa altura que prepara já o seu próximos trabalho.
"A noite foi muito bonita e o concerto correu muito bem. Já tinha saudades de estar em França, de estar em Paris, já não fazia há muito tempo. Fui muito bem recebida, a música de Cabo Verde em geral é sempre muito bem recebida em Paris", disse Nancy Vieira em entrevista à RFI.
A cantora nascida na Guiné-Bissau de pais cabo-verdianos e que com quatro meses regressou ao país de origem do seus pais, considerou que a iniciativa da Temporada Cruzada entre França e Portugal abrange todos os países de língua portuguesa, sendo uma montra da cultura lusófona.
"Esta noite em que participei é prova disso. A Temporada é França-Portugal, mas incluiu Cabo Verde e sei que inclui também a cultura de outros dos nosso paises africanos de língua portuguesa. Isto tem acontecido com expressões artísticas dos nossos outros países. É a temporada França-Portugal, mas será França-lusofonia no seu todo", explicou.
Nancy Vieira editou o seu último álbum "Manhã Florida" em 2018 e está agora de volta aos estúdios para gravar o seu próximo trabalho. Um trabalho que representa "uma continuidade" na carreira desta intérprete conhecida pelas mornas e que será o seu primeiro álbum após a elevação da morna a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
"A música cabo-verdiana semore foi bem divulkgada, há um antes e depois de Cesária Évora. Com Cesária a música cabo-verdiana foi defendida da melhor forma e depois os olhos ficaram postos em outros artistas que fazem o mesmo género de música tradicional cabo-verdiana como a morna ou a coladeira. E depois dessa elevação da morna a Património Imaterial penso que há uma responsabilidade acrescida, mas estamos aqui muitos para fazer o nosso melhor e para não decepcionar", concluiu. |