|
Description:
|
|
Durante três dias, as boas vibrações musicais do planeta confluíram a Lisboa, mais propriamente ao Camones CineBar, para transformar em puro prazer as sonoridades propostas pelos artistas que formaram o cartaz do Afro Encontro – Fusão Euro Africana de Sonoridades.
O explorar de uma nova dimensão num universo caracterizado pela procura do belo na fusão de sonoridades Euro-Africanas, foi o que se pôde testemunhar no Camones, no Bairro da Graça, em Lisboa.
Logo na génese do Afro Encontro, o melhor exemplo de que se procurava promover a junção de percursos, de histórias, de culturas. Mbye Ebrima, o mentor da iniciativa, nasceu na Gâmbia, toca Kora, é compositor, cantor e contador de histórias, aliou-se à responsável pelo Camones CineBar, Cláudia Loureiro, para colocarem em cena mais de duas dezenas de músicos que, vindos de África do Sul, Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Itália, Portugal e Zimbabué, promoveram momentos irrepetíveis onde as notas musicais pintaram telas ritmadas pela descoberta, partilha e empatia.
A RFI esteve no Afro Encontro – Fusão Euro Africana de Sonoridades. Numa incursão aos bastidores, falou com Cláudia Loureiro e os músicos Nuno Tavares e Bubacar Djabaté. |