Search

Home > Nutrição e qualidade de vida > Nutrigenética e TDAH
Podcast: Nutrição e qualidade de vida
Episode:

Nutrigenética e TDAH

Category: Health
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2020-09-05 05:21:00
Description:

À sua volta existem numerosos estímulos, luzes, barulhos, cheiros. Contudo, se está concentrado neste texto vários destes estímulos nem chegam à sua consciência. Você pode, por exemplo, agora fechar os olhos e sentir sua pele nos sapatos ou tocando o chão. Antes não estava sentindo pois o seu cérebro escolhe o que processar a cada momento. Escolhe no que focar e o que ignorar. Contudo, pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm dificuldade em regular a atenção.

São características comuns do TDAH a desatenção, hiperatividade, impulsividade, baixo desempenho acadêmico e / ou problemas de comportamento. Mas é possível uma pessoa sair do quadro de TDAH com tratamento adequado (Leisman, Mualem, Machado, 2013). Podemos aprender a inibir respostas impulsivas, interromper ou modificar ações, controlar interferências paralelas, pensar antes de agir, ouvir antes de falar, aprender a esperar etc.

Screen Shot 2020-09-03 at 8.11.52 PM.png

Pais, professores e terapeutas podem atuar como líderes para modular comportamentos relacionados à desatenção, hiperatividade e impulsividade. O diagnóstico não é o princípio e o fim de tudo. As causas do TDAH incluem variáveis como questões genéticas, prematuridade, falta de oxigenação durante o parto, dentre outras. Medicamentos podem ser necessários mas eles sozinhos não corrigem rotas. Tarefas curtas a intervalos regulares, brinquedos interessantes, aprendizagem ativa, apoio escolar individual, arte terapia, meditação, atividade física e nutrição adequada estão entre as estratégias para trabalhar com pessoas neuroatípicas.

O importante é não ficar sem tratamento pois pessoas com TDAH podem ter mais dificuldades no trabalho, escola ou nos relacionamentos, podem ficar mais ansiosas, sofrer mais acidentes, desenvolver mais comorbidades (como fobias, depressão, abuso de substâncias, manias, transtornos alimentares). Claro, cada pessoa tem uma história e uma genética. Por isso, trabalho hoje, na área de nutrição, com exames nutrigenéticos que evidenciam as individualidade de cada pessoa em relação à capacidade de metabolização de nutrientes, destoxificação, função mitocondrial etc.

Exemplo de resultado de exame nutrigenético de paciente com TDAH

Exemplo de resultado de exame nutrigenético de paciente com TDAH

Nossa equipe de nutricionista e psicóloga podem lhe ajudar com muitas estratégias para que consiga navegar melhor pela vida. Agende sua consulta.

Total Play: 0

Users also like

100+ Episodes
BibleCast, o .. 100+     20+