Search

Home > Nutrição e qualidade de vida > 6 razões para consumir alimentos fermentados
Podcast: Nutrição e qualidade de vida
Episode:

6 razões para consumir alimentos fermentados

Category: Health
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2020-08-30 18:04:00
Description:

A fermentação é um processo antigo de conservação dos alimentos. Alimentos fermentados são mais ácidos, evitando a contaminação por bactérias ruins. Por outro lado, algumas bactérias probióticas boas para saúde amam este ambiente e ao serem consumidas melhoram a digestão, a absorção de minerais e a imunidade.

Alimentos como kefir de leite, iogurte, kimchikombucha passam por um processo chamado fermentação lática, em que bactérias ou leveduras se alimentam de açúcares naturais, para criar compostos que preservam os alimentos. Existem muitas outras razões para incluir estes alimentos em sua alimentação:

Chucrute preparado pela minha filha Julia (https://instagram.com/juliamaciel)

Chucrute preparado pela minha filha Julia (https://instagram.com/juliamaciel)

1. Pele bonita e brilhante. Alimentos fermentados reduzem a disfunção da microbiota intestinal e contribuem para maior saúde. Isto se reflete na pele, que é um indicador de como vai a saúde geral do organismo.

2. Melhor saúde digestiva - a microbiota intestinal é vulnerável ao estresse, ao uso de antibióticos, à presença de pesticidas nos alimentos, ao consumo de gordura hidrogenada (trans). Com a saúde digestiva comprometida aparecem sintomas como gases, constipação, mal estar, dores de cabeça, indigestão. A inclusão de alimentos fermentados na dieta, como chucrute, melhora a composição da microbiota intestinal e reduz estes sintomas desagradáveis.

3. Melhora da imunidade - como setenta por cento do nosso sistema imunológico se encontra no intestino, melhorar a microbiota ajuda a melhorar a imunidade e reduz o risco de doenças como artrite, alergias, eczema e doenças como esclerose múltipla, diabetes e fibromialgia.

4. Melhor destoxificação corporal. Quando o intestino funciona melhor menos toxinas são absorvidas e o corpo fica mais saudável.

5. Reduz a compulsão. Um intestino saudável é essencial para a produção local de serotonina e redução da compulsão alimentar. Só isso já vale a pena para muita gente!

Passa mal quando consome alimentos fermentados?

Kefir é ótimo mas você come e passa mal? Ou sente-se mal com outros alimentos fermentados? Pois é, nem todo mundo tolera bem alimentos fermentados. O que acontece é que os mesmos podem conter aminas biogênicas (AB), como histamina e tiramina, que podem causar sintomas e intolerância em pessoas mais suscetíveis (Mah et al., 2019). As aminas biogênicas também podem estar presentes em queijos, vinhos, cervejas, carnes embutidas e derivados lácteos fermentados. Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, dores de cabeça, zumbido nos ouvidos e crises hipertensivas.  

Outra questão é que pessoas com sistema imune debilitado podem apresentar infecções quando consomem alimentos com bactérias ou outros microorganismos vivos. O mesmo se dá em relação aos suplementos probióticos. Estudo de caso descreve a gravidade do quadro de choque séptico em criança de 1 ano com síndrome de Down, após uso do probiótico Saccharomyces para tratamento de diarreia (Romanio et al., 2017). O tema é controverso, mas o ideal é que alterações importantes na dieta sejam feitas com acompanhamento profissional.

Total Play: 0

Users also like

100+ Episodes
BibleCast, o .. 100+     20+