Search

Home > Nutrição e qualidade de vida > OBESIDADE E NUTRIÇÃO DE PRECISÃO
Podcast: Nutrição e qualidade de vida
Episode:

OBESIDADE E NUTRIÇÃO DE PRECISÃO

Category: Health
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2020-08-31 04:57:00
Description:

A obesidade é uma condição complexa e um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Mas apenas saber disso não ajuda o emagrecimento. Aliás, muitas pessoas já tentaram de tudo sem sucesso. Algumas das causas da dificuldade de emagrecimento incluem:

1 - Desrespeito à sua fome. Você passa fome mas não come, depois descontrola-se e come o mundo inteiro (mesmo quando já não há fome)? A mentalidade de tudo ou nada não contribui para a perda de peso. Ao excluir tudo o que gosta a compulsão pode surgir de forma extrema. Outro erro é trocar tudo por alimentos diet e light. O nome na embalagem parece saudável, porém produtos cheios de adoçantes desregulam a microbiota intestinal, deixam o organismo mais inflamado e mais lento. Alguns produtos diet e light não contém adoçantes mas eliminam toda a gordura do alimento substituindo-a por amido, o que eleva a insulina e estimula os estoques de gordura. Por fim, existem produtos diet e light que não são menos calóricos (podem ter, por exemplo, menos sódio). Uma dica importante aqui é simplesmente consumir menos produtos industrializados (que nos enganam) e mais produtos caseiros.

2 - Sua genética pode ser desfavorável. Modificações genéticas (polimorfismos) fazem com que algumas pessoas queimem gordura com maior facilidade do que outras. Escrevi sobre estes genes aqui e aqui. Dependendo da alteração genética presente, podem ser necessárias modificações de estilo de vida maiores, como aumento da prática de atividade física para 300 minutos por semana e uso de suplementos adequados. Se tem interesse em saber mais sobre sua genética indico o painel de nutrição funcional da fulldna. Para profissionais de saúde que desejam aprender a interpretar os exames nutrigenéticos indico o curso online de Genômica nutricional. Para consultas na área de nutrição de precisão clique aqui.

rodízio de alimentos.jpg

3 - Faça rodízios de alimentos e treinos. O nosso corpo precisa ter flexibilidade metabólica. Desta forma, podem ser necessários rodízios de alimentos, de padrões alimentares (vegetariano, ayurvédico, cetogênico, mediterrâneo…) e até do exercício praticado. Mas cuidado para não malhar demais. A atividade física excessiva contribui para o overtraining, para a perda de massa muscular, inflamação e, em vários casos, desaceleração do metabolismo. Outro fator importante a observar é que pessoas que malham excessivamente também podem ficar famintas e ao chegar em casa repõe todas as calorias, não conseguindo emagrecer.

4 - Você está muito estressado. A sobrecarga em atividades é real para muitas pessoas que trabalham, estudam, cuidam da casa, dos filhos, do cachorro. O estresse também aumenta com o excesso de atividades online. Você passa o dia pendurado na internet, assiste milhões de lives e depois fica drenado? Sentindo que não sabe nada, que todo mundo está dando passos maiores que os seus? Pois saiba que o estresse aumenta os níveis de cortisol, hormônio que contribui para o estoque de gordura na região abdominal. Desligue o telefone e faça meditação, yoga, caminhada, passeie na praça, na praia, no mato ou simplesmente deite no chão da sala e respire. Aprenda a fazer pausas e a cuidar-se melhor.

Total Play: 0

Users also like

100+ Episodes
BibleCast, o .. 100+     20+