Search

Home > Nutrição e qualidade de vida > Testes genéticos específicos para o acompanhamento de pessoas com síndrome de Down
Podcast: Nutrição e qualidade de vida
Episode:

Testes genéticos específicos para o acompanhamento de pessoas com síndrome de Down

Category: Health
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2020-08-30 10:10:08
Description:

A expectativa de vida média para uma criança com síndrome de Down (DS), nascido na década de 1950 era de menos de 10 anos de idade. Com os avanços nos cuidados médicos e melhorias na saúde geral de indivíduos com SD, a expectativa de vida foi aumentando gradativamente ao longo dos anos. Porém, junto com o aumento da longevidade surgem outras preocupações em relação à saúde. Uma delas é a prevenção da doença de Alzheimer, que pode atingir até 80% das pessoas com SD (Rafii, & Santoro, 2018; Rubenstein, Sigan Hartley, & Bishop, 2019). Para garantir longevidade com vitalidade e autonomia precisamos conhecer como o corpo de cada paciente com síndrome de Down funciona. Testes genéticos nos ajudam nesta tarefa:

Untitled.jpg

Treino profissionais para o atendimento deste grupo populacional desde 2014 e lendo e relendo pesquisas sobre Alzheimer fica claro que a prevenção é o melhor caminho. Existem várias propostas de intervenção, vários protocolos (falo do ReCODE neste vídeo).

Contudo, melhor do que um protocolo para todos são as condutas personalizadas já que para uma pessoa a dieta cetogênica pode ser excelente, enquanto para outras pessoas pode ser péssima. Para algumas pessoas alguns suplementos são mais importantes que outros.

Existem pessoas com intolerâncias, por exemplo, a metilfolato, a EGCG e outros compostos comumente prescritos para a prevenção do Alzheimer na síndrome de Down.

O futuro da área de saúde é uma personalização cada vez maior e para tanto, testes genéticos adequados contribuem imensamente para que condutas mais precisas possam ser sugeridas e implementadas.

Total Play: 0

Users also like

100+ Episodes
BibleCast, o .. 100+     20+