Search

Home > Café Brasil Podcast > Cafezinho 313 - Pare de falar de política
Podcast: Café Brasil Podcast
Episode:

Cafezinho 313 - Pare de falar de política

Category: Society & Culture
Duration: 00:02:32
Publish Date: 2020-09-03 22:01:00
Description:

De quando em quando recebo comentários de ouvintes pedindo para que eu pare de falar em política e foque em temas mais, digamos, comportamentais. Normalmente são comentários de gente que não concorda com a minha visão política e quer que eu me cale. Mas alguns estão genuinamente cansados da completa politização dos discursos.

Olha, quando escrevo sobre política, eu tento recuperar seu verdadeiro valor, que não é essa coisa que está aí. Política é a cola que mantém a sociedade conectada. É atividade nobre e necessária.

Me lembro de uma entrevista feita em 1972 pelo ator italiano Gian Maria Volonté, já falecido. A discussão girava em torno da diferença entre os filmes politicamente engajados e aqueles vazios de conteúdo. Foi quando Gian Maria disparou: " sempre me disseram que filme político não interessa, pois não faz dinheiro"..."Quer saber de uma coisa? Estão fazendo uma enorme confusão. Todo e qualquer cinema é político. Até mesmo aquele sem conteúdo, banal e vulgar. O enfoque é o tempo livre e não o conteúdo do filme. Hoje, qual é o significado de tempo livre? Significa momento de evasão, da não reflexão, do consumo. E o sistema te oferece mil maneiras para preenchê-lo, incluindo os filmes que te metem na condição de não pensar. É esse o dado político"...

Gian Maria Volonté era simpático ao comunismo e seria natural que tivesse uma visão crítica da indústria da qual ele fazia parte. Mas sua reflexão é interessante, na medida em que nos faz refletir sobre como ocupamos nosso tempo livre. Há sim, uma decisão política, quando decidimos que queremos nos afastar dos temas pesados, queremos nos aliviar da histeria e barracos que infestam a política nacional. Tomamos a decisão política de ficar de fora, o que é perfeitamente legítimo.

Mas depois não adianta reclamar das decisões tomadas por quem decidiu ficar dentro.

Por isso é importante que as vozes não se calem, que todo mundo fale mais ainda de política.

Só não precisa ficar histérico.

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br

Versão do Youtube você encontra em bit.ly/lucianonoyoutube

See omnystudio.com/policies/listener for privacy information.

Total Play: 7

Users also like

1K+ Episodes
Tara Brach 800+     40+
60+ Episodes
Resenhas do .. 300+     30+
100+ Episodes
www.saberesp .. 400+     20+
60+ Episodes
Presidente d .. 3K+     200+
500+ Episodes
Mises Brasil 500+     40+

Some more Podcasts by Café Brasil Editorial Ltda

900+ Episodes
Cafezinho Ca .. 200+     60+
600+ Episodes
Lidercast Ca .. 1K+     100+
2K+ Episodes
Café Brasil 3     7