Search

Home > VnBcast - Vai na Bíblia > Devocional #24 – Criador e criação
Podcast: VnBcast - Vai na Bíblia
Episode:

Devocional #24 – Criador e criação

Category: Religion & Spirituality
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2020-09-26 07:00:41
Description:

Provérbios 3.19-20

Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus; por seu conhecimento as fontes profundas se rompem, e as nuvens gotejam o orvalho.

NVI

O texto de hoje possui diversos pontos interessantes. Um deles é mostrar como Deus criou todas as coisas de forma perfeita, estabelecendo leis que regem a natureza e mantêm todas as coisas funcionando regularmente. É evidente que essa passagem ecoa o relato de Gênesis 1.

Nesse sentido, vale ressaltar que existem diversas interpretações para o relato bíblico da criação. A visão que adoto é a de que não se tratam de sete dias literais (24 horas), e sim de sete períodos maiores de tempo. Por outro lado, há pessoas que interpretam esses dias como literais.

No entanto, interpretar literalmente a passagem de hoje, “o Senhor lançou os alicerces da terra” (v. 19), poderia nos levaria a crer que a Terra é plana. Um exame atento do texto, porém, nos indica que a intenção do autor era caracterizar a firmeza do solo que pisamos. Pela investigação científica, sabemos que a Terra possui um formato de geoide e se movimenta no espaço com uma velocidade muito grande.

O ponto principal aqui é o de que toda a natureza demonstra a grandeza do seu Criador. Conforme pude avançar no conhecimento das Escrituras e da ciência, principalmente graças ao trabalho de cientistas cristãos, a existência de Deus ficou cada vez mais óbvia. Embora eu entenda que a queda afetou negativamente a criação, amaldiçoando a terra (cf. Gn 3.17), não é difícil reconhecer a graça e o poder de Deus em toda a natureza.

Mais especificamente, algo que muitos cientistas propõem é a teoria do ajuste fino do universo. Em suma, trata-se de mostrar como todas as circunstâncias — a atmosfera e a gravidade terrestres, por exemplo — foram extremamente precisas para que houvesse a vida como a conhecemos hoje. Isso seria extremamente improvável se não houvesse uma inteligência para coordenar todas essas variáveis.

Assim, uma vez entendendo que somos seres criados, a nossa maior obrigação é conhecer o nosso Criador. Pela Bíblia, entendemos que não se trata de uma força ou de uma energia, mas de um Deus pessoal que deseja se relacionar conosco.

The post Devocional #24 – Criador e criação appeared first on Vai na Bíblia.

Total Play: 0

Users also like

1K+ Episodes
Radio IPB Po .. 100+     10+
500+ Episodes
IPSA - Prega .. 800+     80+
400+ Episodes
Exerça sua .. 900+     90+
300+ Episodes
CBN Professi .. 700+     100+
1K+ Episodes
Bibotalk - T .. 4K+     200+