Search

Home > Nutrição e qualidade de vida > O fim do Alzheimer - o estilo de vida proposto pelos médicos David Perlmutter e Dale Bredesen
Podcast: Nutrição e qualidade de vida
Episode:

O fim do Alzheimer - o estilo de vida proposto pelos médicos David Perlmutter e Dale Bredesen

Category: Health
Duration: 00:00:00
Publish Date: 2020-08-31 06:17:00
Description:

David Perlmutter e Dale Bredesen são dois médicos que acreditam que, independentemente da genética por você herdada, há muito a que se fazer para a saúde do cérebro. Nossas escolhas diárias em relação à atividade física, alimentação, controle do estresse exercem grande impacto sobre nossa reserva cognitiva.

GENÉTICA E ALZHEIMER

Uma série de variações genéticas influenciam o risco de uma pessoa desenvolver a doença de Alzheimer ao longo da vida e existem exames genéticos que informam se existem polimorfismos que aumentam o risco de degeneração do tecido nervoso.

Screen Shot 2020-08-29 at 3.11.46 PM.png

A apolipoproteína E (ApoE) é um importante transportador de colesterol que suporta o transporte lipídico e a reparação de lesões no cérebro. Os alelos polimórficos da APOE são os principais determinantes genéticos do risco da doença de Alzheimer. Pessoas portadoras do alelo ε4 apresentam risco aumentado de doença de Alzheimer em comparação com os portadores do alelo ε3 (mais comum) e ε2 (protetor). A presença do alelo APOE ε4 também está associada ao aumento do risco de angiopatia amilóide cerebral e declínio cognitivo relacionado à idade durante o envelhecimento normal.

As isoformas ApoE2, E3 e E4 são codificadas pelos alelos ε2, ε3 e ε4 do gene APOE, respectivamente. A ApoE tem dois domínios estruturais: o domínio do terminal NH2 (em vermelho), que contém a região de ligação ao receptor (resíduos 136-150), e o domínio do terminal COOH, que contém a região de ligação do lipídeo (resíduos 244-272). Os dois domínios são unidos por uma região de dobradiça (hinge). O alelo ε4 de APOE aumenta o risco de doença de Alzheimer e diminui a idade de início da mesma de maneira dependente da dose do gene ( Liu et al., 2013 ).

As isoformas ApoE2, E3 e E4 são codificadas pelos alelos ε2, ε3 e ε4 do gene APOE, respectivamente. A ApoE tem dois domínios estruturais: o domínio do terminal NH2 (em vermelho), que contém a região de ligação ao receptor (resíduos 136-150), e o domínio do terminal COOH, que contém a região de ligação do lipídeo (resíduos 244-272). Os dois domínios são unidos por uma região de dobradiça (hinge). O alelo ε4 de APOE aumenta o risco de doença de Alzheimer e diminui a idade de início da mesma de maneira dependente da dose do gene (Liu et al., 2013).

De acordo com os médicos David Perlmutter e Dale Bredesen pessoas portadoras da isoforma ApoE4 devem modificar o estilo de vida desde cedo, adotando dieta cetogênica e suplementação protetora do tecido nervoso. Discuto o protocolo ReCode neste vídeo:

Eu acredito que estas recomendações podem ser ainda melhor ajustadas a partir de exames nutrigenéticos. É esta a base da nutrição de precisão. Para mais informações agende sua consulta.

Total Play: 0

Users also like

100+ Episodes
BibleCast, o .. 100+     20+