Search

Home > Café Brasil Podcast > Cafezinho 418 – Na esquina da sua rua.
Podcast: Café Brasil Podcast
Episode:

Cafezinho 418 – Na esquina da sua rua.

Category: Society & Culture
Duration: 00:07:38
Publish Date: 2021-09-06 17:20:21
Description:

Num cafezinho anterior eu perguntei se em vez de ajudar grandes mobilizações humanitárias que têm possibilidades de desviar recursos, não deveríamos focar em ajudar quem está perto de nós. E teve gente perguntando: então não devemos mais ajudar o Hospital do Câncer? Participar do Criança Esperança? Não participar de nenhuma iniciativa estatal? Bom, não é bem isso que eu quis dizer. Minha ideia é alertar para algumas coisas.

Primeiro: ser voluntário em causas humanitárias é bom porque sua saúde a longevidade ganham com a atividade. Você aprenderá coisas novas;  estabelecerá relacionamentos fortes com gente do bem; desenvolverá sua habilidade de comunicação; é bom para sua carreira ao criar relacionamentos; é bom para a sociedade. E porque dá a você um senso de propósito. A natureza do voluntariado é a escolha consciente por trabalhar sem ser pago por isso. E você só consegue quando escolhe dedicar seu tempo e esforços para causas que são importantes para você.

Segundo: se você vai ajudar uma entidade, depois de fazer a investigação habitual sobre a honestidade de propósito, faça uma investigação logística. Examine para ver se a estrutura da organização não consome a maior parte dos recursos, se existe inteligência logística para que seu tempo, esforço e dinheiro doados cheguem até quem necessita, de forma eficiente.

Terceiro: não espere que o Estado se preocupe com o indivíduo. O Estado age pensando em grupos, no atacado, sem coração, sem empatia. São as pessoas dentro do Estado que tornam os processos mais ou menos eficazes, se e quando podem influenciar na burocracia. O que é muito raro.    

Quarto: você pode causar um impacto imediato, poderoso e duradouro agindo na esquina da sua casa. Entendeu? Aí na esquina da sua casa.  Ouça o LíderCast 130 com a Katia Carvalho. Ela começou assim, na calçada da casa dela, e hoje impacta a vida de dezenas, centenas, milhares de pessoas. Você pode fazer mais, pode ajudar mais, pode contribuir muito mais. Na esquina da sua rua.

 

No Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=BT8Hy43HZsg

 

Gostou? De onde veio este, tem muito, mas muito mais. Acesse: http://cafebrasilpremium.com.br

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Total Play: 0

Users also like

1K+ Episodes
Tara Brach 800+     40+
60+ Episodes
Resenhas do .. 300+     30+
100+ Episodes
www.saberesp .. 400+     20+
60+ Episodes
Presidente d .. 3K+     200+
500+ Episodes
Mises Brasil 500+     40+

Some more Podcasts by Café Brasil Editorial Ltda

900+ Episodes
Cafezinho Ca .. 200+     60+
600+ Episodes
Lidercast Ca .. 1K+     100+
2K+ Episodes
Café Brasil 3     7