Search

Home > Café Brasil Podcast > Cafezinho 405 – O babaca
Podcast: Café Brasil Podcast
Episode:

Cafezinho 405 – O babaca

Category: Society & Culture
Duration: 00:04:41
Publish Date: 2021-07-23 10:45:00
Description:

“Seu podcast fede a autoajuda, seu babaca que fica dando lição de moral.” Este é o comentário que um certo Lucas sobre o Podcast Café Brasil.

Examinei a crítica à procura de algo que me ajudasse a melhorar. Não achei nada que prestasse. Apaguei e bloqueei.

No dia seguinte, após terminar uma palestra num grande evento em São Paulo, fui interceptado por uma garota, Lisiane, que entre embargos na voz e soluços, contou que em 2003 chegou em São Paulo, vinda do Maranhão, junto com a mãe. Trabalhando como empregada doméstica em Arujá, na grande São Paulo, ela contou que guardava todo o salário, que era uma miséria, e pela manhã ouvia o Primeiro Programa, na rádio Nova Brasil, do qual eu era colunista. Ela adorava meus comentários e acabou comprando meu livro Brasileiros Pocotó quando do lançamento em 2004. O livro e os comentários abriram sua cabeça. Ela passou a usar quase todo o salário para pagar um curso de administração de empresas numa faculdade em Guarulhos. Impressionado com sua força de vontade, o patrão convidou-a a trabalhar na empresa dele, uma confecção, onde ela fazia de tudo um pouco. E assim foi. Fez um MBA em Finanças e agora acabara de abrir sua própria empresa.

– Eu tinha que te dizer isso!

Com os olhos marejados e a voz falhando, Lisiane me agradecia pelo bem que fiz a ela, pela motivação e inspiração para sua história de vida.

Dei-lhe um longo e apertado abraço, emocionado, e quase sem poder dizer algo, a não ser “parabéns”. Enquanto isso eu me lembrava do comentário do tal Lucas, me chamando de babaca e dizendo que meu programa “fede a autoajuda”.

Fui pegar meu carro e permaneci dentro dele por alguns minutos, com os olhos cheios d’água e um nó na garganta, ainda emocionado pela Lisiane.

Qual tipo de reação você acha que levo em consideração para orientar meu trabalho? A da Lisiane ou a do Lucas? Liguei o som do carro e botei pra tocar Raul Seixas. E ele mandou, na letra de No Fundo do Quintal da Escola:

Não sei onde eu to indo

Mas sei que eu to no meu caminho

Enquanto você me critica, eu to no meu caminho.

Ganhei o dia.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Total Play: 0

Users also like

1K+ Episodes
Tara Brach 800+     40+
60+ Episodes
Resenhas do .. 300+     30+
100+ Episodes
www.saberesp .. 400+     20+
60+ Episodes
Presidente d .. 3K+     200+
500+ Episodes
Mises Brasil 500+     40+

Some more Podcasts by Café Brasil Editorial Ltda

900+ Episodes
Cafezinho Ca .. 200+     60+
600+ Episodes
Lidercast Ca .. 1K+     100+
2K+ Episodes
Café Brasil 3     7